Uso de ferramentas e sistemas operacionais digitais são cada vez mais frequentes, como o destaque recente da inteligência artificial (IA)

Hoje em dia, existe uma busca constante e acelerada por novas estratégias de gestão por parte das agências visando a aumentar e aperfeiçoar resultados. Muito desse processo de reformulação está ligado ao avanço da tecnologia digital, com destaque para a inteligência artificial (IA).

Marcelo Namura, chief strategy & operations da agência Bold, explica que “em um mundo pautado por rápidas transformações, com a necessidade de as marcas estarem cada vez mais conectadas e o apelo cultural ditando as conversas com os consumidores, é imprescindível orquestrar um modelo de trabalho que possa responder a essa realidade”.

Completando 15 anos no mercado, a Bold possui um forte foco em dados e tem buscado, através de metodologia própria, explorar cada vez mais formas de trazer e estudar os resultados. Para atingir esse objetivo, a agência criou o DIKA (Data, Information, Knowledge e Action). Nomura fala que toda essa informação é usada de ponta a ponta, num processo circular, transversal, sempre analítico e estratégico.

“É uma metodologia que implementamos e estamos aperfeiçoando nos últimos dois anos e tem como objetivo transformar dados em informação, conhecimento em ação. É um modelo operacional para a construção de hubs para as marcas que possam ser ágeis e ao mesmo tempo ultraespecializados nos desafios atuais. Passando por três pilares estratégicos, data & strategy, creative & content e business & operations. Onde todos os pilares situacionais de percepção marca, de territórios, do contexto social e de efetividade na comunicação são avaliados e tratados de maneira única para rápida tomada de decisão e criação de ações que tragam efetividade para os objetivos da marca e seus negócios.”

Hoje, com a integração das áreas de dados, planejamento e reputação de marca, em conjunto com a metodologia, a agência conseguiu otimizar seus processos e aumentar a eficiência na entrega de resultados, garante Nomura.

Existe hoje em dia uma miríade de metodologias que uma agência pode utilizar, graças principalmente ao avanço digital. Eduardo Mota, sócio e diretor de operações e finanças da Innova AATB, fala que o uso de tecnologias no trabalho, seja qual for, faz parte da cultura da agência. “Estamos cientes de que a mudança é uma constante e, por isso, estamos abertos a estudar e testar o tempo todo novas plataformas e features, pois o que funciona hoje, certamente, não será da mesma forma em 1 ano”, diz.

Leia a matéria completa na edição de 11 de dezembro de 2023

(Crédito: Foto de seth schwiet na Unsplash)