Para o Dia das Mães, a marca lançou uma campanha, assinada pela AlmapBBDO, que retrata uma mãe com seu filho em uma ilha deserta

O mote da maternidade real tem sido cada vez mais abordado e para jogar luz sobre como todos podem apoiar e participar dessa jornada, o Boticário optou por lançar uma campanha de Dia das Mães que aborda o território de esgotamento materno.

O filme, idealizado pela AlmapBBDO, retrata a experiência de uma mulher que se vê sozinha com o seu filho bebê em uma ilha deserta, lugar até então desconhecido por ela. Na ilha, ela fala dos momentos felizes, mas também das pressões, expectativas e medos que se materializam junto com a chegada da maternidade.

Num misto de pedido de ajuda e expressão do sentimento, essa mãe escreve a palavra SOS na areia e, no ponto de virada, a peça mostra ela sendo apoiada em sua rede de apoio composta por amigos, familiares e conhecidos, que se unem para tornar a rotina menos desafiadora, reforçando a provocação de que a maternidade precisa ser encarada como um processo coletivo.

“Queremos usar a nossa voz para criar legado positivo, propondo reflexões sobre temas relevantes para a sociedade. A proposta aqui é promovermos uma conversa e que chame a atenção para um sentimento que gera muita identificação com as mães, mas que precisa ser mais amplo para gerarmos mobilização. Somos seres sociais. A jornada da maternidade também pode ser mais coletiva, quando convidamos o público a ter um olhar mais empático”, afirmou Marcela De Masi, Diretora executiva de branding e comunicação das marcas do Grupo Boticário.

Além do filme, a marca também se propôs a oferecer um conteúdo informativo destinado às mães e às redes de apoio, feitos em parceria com a The School of Life. Ao todo, serão 3 lives interativas conduzidas por psicólogos, 10 vídeos explicativos sobre temas que envolvem a maternidade e 2 textos em formato de guia informativo destinado à rede de apoio.

“Ser mãe é uma experiência única e maravilhosa, mas também traz muitas dúvidas, cansaço e, muitas vezes, a solidão. Nossa campanha convoca a sociedade a estar ao lado das mães para ouvi-las e ajudá-las sem julgamentos - é isso que o Boticário irá estimular na sociedade: uma atitude ativa de escuta e cooperação com as mães ao seu lado”, afirmou Rita Almeida, Head de estratégia da AlmapBBDO.

Para as redes sociais, a marca preparou uma conversa que trouxe o questionamento "Qual foi a última vez que você ajudou uma mãe?" e que conta com uma estratégia desenhada pela W3Haus. A ação conta com um squad de influenciadores formado por criadores de diversos portes, composições familiares, recortes raciais e socioeconômicos.  

A partir de uma primeira etapa unbranded, o Boticário captou histórias reais em comunidades de mães a fim de entender seus principais anseios e causas do esgotamento, puxando um movimento de apoio e empatia em publicações de influenciadores que também compartilham deste sentimento.

A partir dessa escuta ativa e o movimento de acolhimento, a marca expande a conversa para impactar outros públicos e gerar reflexão através do movimento #SejaRedeDeApoio.

"Para criar repertório sobre o assunto nas redes, nada mais poderoso do que depoimentos de histórias reais das mães. Nosso objetivo é gerar empatia com a rede de apoio para uma exaustão que muitas vezes é silenciosa e até invisível", explicou Natália Fava, Diretora de Criação da agência.