Estudo da Visa, com 122 empresas líderes em 10 mercados da América Latina e Caribe, apontou a IA e Open Finance como pontos fundamentais

Estudo da Visa aponta que principais empresas da América Latina e Caribe consideram IA e Open Finance fundamentais para transformar seus negócios nos próximos dois anos


O novo Índice de Inovação da Visa, divulgado nesta semana, identificou que IA e Open Finance são as tecnologias de ponta que atualmente inspiram as principais companhias da região a transformar suas operações, modernizar sua infraestrutura de back-end e fornecer ofertas personalizadas baseadas em dados a custos mais baixos.

A pesquisa, realizada com 122 empresas líderes em 10 mercados da América Latina e Caribe, destaca que a maioria das organizações entrevistadas (75%) considera que IA e Open Finance/Banking transformarão seus negócios nos próximos dois anos.

Essas duas tecnologias, juntamente com cripto/blockchain e Pagamentos em Tempo Real (incluindo carteiras digitais), são consideradas as quatro principais inovações que afetarão o sistema de negócios na região nos próximos cinco a sete anos.

A chegada da IA generativa na América Latina e no Caribe
A pesquisa revelou que a maioria das empresas pesquisadas reconhece que a IA generativa será a tecnologia ideal para todos que quiserem inovar, manter sua competitividade e crescer. O estudo mostra que a maioria das organizações (86%) já está realizando um piloto ou usando uma ferramenta de IA generativa, mas muitas ainda estão explorando como integrar totalmente a IA às suas operações, equilibrando custos, questões de privacidade e outras necessidades operacionais. Entre as 72 empresas que forneceram perspectivas adicionais sobre o uso de IA, 54% estão usando para automação de atendimento ao cliente/chatbot, 48% para prevenção de fraude, 45% para escrever código e 44% para gerar novos conteúdos de marketing.

O Open Finance está impulsionando produtos novos e personalizados O Open Finance permite que os consumidores se conectem e compartilhem dados de forma segura em todo o sistema financeiro, permitindo que as empresas ofereçam uma experiência de comércio personalizada e baseada em dados. O estudo mostra um crescente entusiasmo por Open Finance, com 75% das empresas pesquisadas já nas etapas de categorização ou expansão. Em termos de mercados, o Brasil se destaca como líder em Open Finance, alcançando cinco milhões de contas conectadas em 1,5 anos, cinco vezes mais rápido do que o Reino Unido. Mercados como Colômbia e México estão desenvolvendo regulamentos para Open Finance, enquanto a Argentina e o Peru estão nos estágios iniciais das discussões.

Rumo à tecnologia baseada em blockchain
A inovação em blockchain está surgindo na forma de contratos inteligentes, tokenização de ativos do mundo real (RWA) e moedas digitais de bancos centrais. Na verdade, a cripto/blockchain foi selecionada como a terceira tecnologia que mais deve impactar a transformação das empresas da região. Na América Latina e no Caribe, estamos testemunhando os primeiros relances dessa tecnologia com algumas empresas que usam blockchain para tokenizar mercadorias, depósitos bancários e outros Ativos do Mundo Real (RWA). Esse é o caso do Agrotoken, uma empresa Argentina que usa uma tokenização baseada em blockchain para ajudar fazendeiros a converter grãos em criptoativos reais e confiáveis, democratizando a agro indústria e descobrindo novas oportunidades de crescimento.

(Crédito: Foto de Gertrūda Valasevičiūtė na Unsplash)