Projeto tem como função fomentar a acessibilidade e participação de pessoas transgênero em espaços na indústria publicitária brasileira

O OcupaTrans foi selecionado pela programa ERA (Equidade, Representatividade e Acessibilidade) do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions e irá levar seis participantes ao evento, que será realizado em junho, na França.

O projeto tem como função fomentar a acessibilidade e participação de pessoas transgênero em eventos e espaços na indústria publicitária brasileira e, agora, está buscando apoio e patrocínio para financiar as passagens, translado, hospedagem e alimentação durante os dias de festival.

“Seguimos criando oportunidades e assegurando a presença, representatividade e pertencimento da comunidade Trans. Nesse momento, necessitamos com urgência continuar impulsionando a inclusão de pessoas trans, travestis e não-binárias no mercado de trabalho brasileiro e, para isso, seguimos pensando em soluções práticas, vitalícias e reais. Dessa forma, esses profissionais também terão a oportunidade não apenas de aprender e crescer, mas também de estabelecer conexões significativas com líderes e mentores da indústria publicitária nacional e internacional”, afirmou Guilhermina de Paula, fundadora do Projeto OcupaTrans.

Ela também explicou que a curadoria e seleção dos participantes será realizada internamente. "Nossa pretensão é de que, nos próximos anos, quando estivermos mais experientes e estruturados, haverá uma seleção mais ampla e pública dos participantes”, ressaltou.

O OcupaTrans conta com apoio e suporte logístico-operacional da produtora de som Pingado Áudio desde o seu lançamento e, para Lu Novelli, fundadora e sócia da produtora, estar ao lado do projeto é gratificante.

“Ajudar a proporcionar oportunidades reais e a ampliação da visibilidade para pessoas trans, travestis e não-binárias para além de datas comemorativas e suas sazonalidades é algo com o que nos preocupamos desde sempre, pois inclusão, pertencimento, equidade, representatividade e compromisso com a diversidade realmente fazem parte da nossa essência”, completou a executiva.