JCDecaux já marca presença em 90 lojas do Carrefour; Bdrops, Neooh, Helloo e OOH Brasil também usam inventários para gerar negócios

O ambiente digital vem permitindo inovação omnichannel nas propostas originais dos canais. Inclusive no OOH (out of home), que agora passa a explorar os pontos de venda com inventários apropriados às demandas de comunicação dos anunciantes. O Carrefour, por exemplo, firmou acordo recente com a francesa JCDecaux, que já está com inventário sendo instalado em 90 unidades da rede de varejo em oito estados, mais o Distrito Federal. Silvia Ramazzotti, diretora de marketing da empresa, vê essa oportunidade para gerar negócios para ambos os lados.

“A aposta neste segmento tem sido vista com otimismo e como alternativa essencial aos varejistas, já que representa uma possibilidade de ampliar a receita a partir da venda de mídia, impactar os consumidores durante a jornada de compra e buscar um crescimento mais sustentável. Os dados gerados a partir dos hábitos de compra nos pontos de venda são um fator de destaque para as companhias e os veículos de mídia que operam a publicidade nas lojas físicas do varejo. Por isso, o retail media tem sido chamado de a 3ª onda da publicidade digital, possibilitando a veiculação de campanhas precisas, com mensagens personalizadas por faixa horária, dias da semana, localização física das lojas e hábitos de consumo dos clientes”, considera Silvia, que elenca os principais benefícios dessa opção de comuncação de marketing:

  1. Possibilidade de produzir campanhas superpersonalizadas a partir dos dados gerados diretamente nos pontos de venda nas lojas físicas;
  2. A experiência de compra dos usuários fica mais completa, já que o cliente pode ser impactado por mensagens e anúncios que realmente têm relação com os seus hábitos de consumo e entendem seu contexto de compra;
  3. Melhora nas ofertas e recomendações de produtos de acordo com o perfil do público de cada loja;
  4. Gerar um engajamento que é difícil de ser visto em outros ambientes e cenários, promovendo a chamada hiperconectividade e criando uma jornada que realmente traz uma experiência diferenciada para o consumidor.;
  5. Ampliar as possibilidades de conversão e fidelização dos clientes.
    Para a JCDecaux, as telas digitais são as que estão sendo usadas de imediato e confirma que 90% dos usuários do Carrefour garantem que prestam atenção às propagandas exibidas nas lojas. “E a maioria afirma buscar por produtos anunciados nas lojas e também comprar por impulso a partir do impacto de alguma publicidade”, explica Silvia, que relaciona a criatividade como ativo essencial de atração às ofertas.
  6. “Como a audiência pode ser mapeada a partir dos hábitos de consumo (sempre respeitando as diretrizes estabelecidas pela Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD), o processo criativo passa a ser baseado na inteligência de dados, assim, promovendo estratégias totalmente personalizadas e agregadas a outros canais de comunicação de acordo com a jornada do consumidor. Com isso, os anunciantes conseguem ter presença omnichannel com criativos que se complementam em diferentes canais do retail media. Os dados de consumo e as métricas geradas nas lojas físicas são usadas estrategicamente para melhorar a performance das campanhas. Uma campanha pode ser criada com base nesses insights para ser veiculada durante apenas em um dia da semana, em uma loja específica e numa faixa horária em que a venda de determinado produto é maior.”
  7. Leia a matéria completa na edição do propmark de 18 de março de 2024