Olhar o mercado publicitário da Bahia a partir não só da capital, mas também do interior, é ponto de partida para entender os desafios e o potencial da propaganda em todo o estado e como integrar as agências das diversas localidades. Este tem sido um enorme desafio, tanto em função das distâncias do nosso estado, que tem dimensões de um país do tamanho da França, quanto devido à forte concentração da economia.

Para se ter uma ideia, em 2019, apenas dez municípios concentravam metade de toda a riqueza gerada na Bahia: 50,6% do PIB estadual ou R$ 148,6 bilhões,
de um total de R$ 293,2 bilhões. De lá para cá, isso não mudou. Integrar as agências do interior e da capital sempre foi um anseio do Sinapro-Bahia, cada região com suas questões, mas parte também de um movimento geral.

E essa movimentação sempre esteve muito clara para nós, o que se traduziu na realização de eventos integrativos que mobilizassem o mercado como um todo. Assim foi e assim continuará sendo! Cada um com suas questões diversas, a depender da região. Os desafios são muitos, mas motivação não falta.

Nosso mercado sempre teve destaque no cenário publicitário nacional e vamos continuar impulsionando as agências para alçarem voos maiores, em busca de aprimorarem, cada vez mais, sua performance, através da capacitação, com parcerias de valor, novas ferramentas de trabalho, sempre com foco na profissionalização e na equidade no setor.

Por isso tudo, podemos dizer que estamos diante de um momento histórico e inédito na vida do Sinapro-Bahia, pois, pela primeira vez, a presidência da entidade é ocupada por um representante do interior do estado. Esse fato, na verdade, representa a culminância de um processo de interiorização que a entidade já vem desenvolvendo há quase 10 anos.

Vivemos um momento de recuperação da pandemia, que nos trouxe muitas dificuldades, mas também abriu um mar de oportunidades, e a questão agora é saber como encarar esse novo cenário. Tivemos o rompimento das fronteiras geográficas, a possibilidade de ampliar nosso mercado e nossa força de trabalho.

Além disso, a aceleração do digital nos exigiu uma velocidade de mudança e adaptação sem precedentes. Sabemos que a comunicação está mais abrangente e fica mais evidente que, para ser efetivo, o processo criativo é cada vez mais relevante.

O trabalho feito com competência e a importância do planejamento estratégico e de comunicação estão em evidência. Agora é reforçar nossos valores e buscar novos processos e desbravar um mundo de possibilidades.

André Mascarenhas é presidente do Sinapro-Bahia e CEO da Artecapital
andre.mascarenhas@artecapital.com.br