Semana passada, conforme amplamente noticiado, a Nestlé comprou a quase centenária Kopenhagen.

Criação do casal David e Anna Kopenhagen, foi comprada em 1996 pelo Grupo CRM – Celso Ricardo de Moraes, que celebrou um acordo societário em 1º de outubro de 2020 com a Private Equity Advent International.

Nesse período todo, preservada, fortalecida e multiplicada pela competência e talento de Renata Moraes Vichi, que, segundo informações da Nestlé, seguirá no comando executivo da empresa.

Mesmo traumatizada pela compra da Garoto, que depois de mais de 21 anos conseguiu, finalmente, ver aprovada mediante acordo com o Cade, a Nestlé decidiu dar mais um passo adiante e, assim, de certa forma, ocupar todas as faixas e territórios do negócio do chocolate em nosso país.

Nos chocolates mais populares e de entrada, Garoto, nos de valor agregado e intermediário Nestlé, e nos segmentos top, Kopenhagen. E ainda um acordo que a Kopenhagen do Advent tinha com a Lindt e não se sabe se vai continuar.

Antes da compra da Garoto, no mês de julho, a Nestlé anunciava R$ 2,7 bi de investimentos em suas marcas de chocolates e biscoitos em nosso país, até o ano de 2026. Na ampliação de três fábricas, e, maior ênfase no programa de sustentabilidade de produção de cacau.

E agora, depois do acordo com o Cade para encerrar a novela Garoto, a compra da mais legendária marca de chocolates de nosso Brasil, um país que definitivamente ama chocolate, a Kopenhagen.

No mais recente levantamento realizado pela Abicab, Associação Brasileira de Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas, em parceria com a KPMG, um mercado/consumo que não para de crescer: 9,8% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo trimestre de 2022.

Ano em que o consumo per capta foi de 3,6 kg, contra os 3,2 kg de 2021.

Mais que óbvio que o espaço que disponho para meus comentários é absolutamente insuficiente para falar sobre a importância, a dimensão, e o valor do negócio de chocolates no Brasil.

Mas, o suficiente para importantes registros e observações:

1 – Dois jovens brasileiros mudaram a história do chocolate em nosso país. Alexandre Costa, Cacau Show; e Renata Moraes Vichi, Kopenhagen e Brasil Cacau.

2 – Na medida em que Alê e Renata investiram na popularização e disseminação do hábito, multiplicando, de forma monumental, o número de pontos de venda, fizeram pelo chocolate em nosso país, o que as gigantes jamais consideraram fazer.

3 – Com a estratégia de multiplicação de pontos de venda de chocolate, a partir de um determinado momento, o café foi junto, fortalecendo o acesso e o hábito de os brasileiros tomarem café.

4 – A partir de um certo tamanho e dimensão, ao menos até esta semana, as grandes corporações globais chegam e compram, minimizando eventuais riscos.

Como aconteceu um dia com a Lacta, com a Garoto, agora com a Kopenhagen, e, quem sabe, um dia, com... todas as demais que fizerem a trajetória espetacular de Renata Moraes e Alê Costa...

Portanto, sem surpresas!

Francisco Alberto  Madia de Souza é consultor de marketing
fmadia@madiamm.com.br