Os 80 anos de Roberto Carlos e a propaganda
O rei Roberto Carlos comemora 80 anos nesta segunda-feira (19). Ícone da Jovem Guarda, movimento cultural que marcou a música popular brasileira (MPB) na década de 1960, o cantor espalhou “emoções” também entre as marcas. Tanto que até a Alexa, inteligência artificial da Amazon, resolveu homenageá-lo. Para ouvir, basta dizer “Alexa, bom dia”. Com mais de 140 milhões de álbuns vendidos no Brasil, o artista ainda terá o seu próprio “Modo Roberto Carlos” ativado pelas frases “Alexa, imita o Roberto Carlos” ou “Alexa, faz o modo Roberto Carlos”.
“Agradeço de coração esse presente maravilhoso que é esse carinho e esse amor que tenho recebido de todos sempre. Amo vocês. Abraços e beijo a todos. Muito obrigado por tudo e que Deus abençoe a todos,” disse Roberto Carlos à Amazon Music sobre a homenagem.
Luan Santana, Dilsinho, Yasmin Santos, Hotelo, Sorriso Maroto e Vou pro Sereno também farão interações divertidas em suas redes sociais e que serão compartilhadas no perfil do Amazon Music no Instagram. Gilberto Gil, Rogério Flausino (Jota Quest) e Luan Santana também participam da comemoração com depoimentos e indicações de músicas preferidas. Ao longo da semana, o Instagram do Amazon Music trará curiosidades e uma edição especial com capa zul da playlist Hits Roberto Carlos.
As trilhas de Roberto Carlos embalaram campanhas de diversas marcas ao longo das últimas décadas e diversas ações envolvendo o cantor também ganharam palco na propaganda. Relembre:
Em Live realizada há um ano, Roberto Carlos anunciava a ação #MascaraSalva, parte das iniciativas do programa A Todos pela Saúde, do Itaú Unibanco, para incentivar o uso de máscaras pela população para conter o avanço da pandemia da Covid-19. A campanha foi criada pela Africa.
Em 2011, Roberto Carlos deu o tom da ação “Nestlé. 90 anos de grandes emoções. 90 anos de Brasil”.
Em outra campanha da Nestlé, de 2010, Roberto Carlos teve o seu Calhambeque como protagonista.
Na estreia do Toyota Etios, em 2012, a música do rei e de Erasmo Carlos – Curvas da estrada de Santos – ganhou vida na voz da banda Skank e da cantora Pitty. Quem assinou foi a Dentsu Brasil.
Este filme de 1976 traz o então jovem ator Herson Capri como protagonista para o filme da marca de cigarro Continental ao som de O Portão.
O Portão já abriu também vendas para as assinaturas da marca SKY em filme com Gisele Bundchen criado em 2011 pela então Giovanni + Draft FCB e produzido pela O2.
Em setembro de 2011, Roberto Carlos estrelou o comercial do Cartão Credicard Emoções, criado à época pela Publicis Brasil. O filme fazia parte da estratégia de divulgação do novo produto, que incluía o patrocínio do show “Emoções em Jerusalém”.
Mas teve também polêmica com o Grupo JBS, que rescindiu o contrato com Roberto Carlos em 2014. A aposta estava ligada ao fato do cantor ter voltado a comer carne depois de quase 30 anos. No comercial da marca Friboi, Roberto Carlos aparecia em um restaurante com um prato de carne a sua frente e contava que tinha voltado, ao som de O Portão. A campanha foi assinada pela Lew’Lara/TBWA.