Dados da RTB House mostram que anunciantes investem mais em campanhas de meio de funil e ampliam o ticket médio por usuário

Dentre as estratégias de marketing, é comum a análise do funil de vendas. Historicamente, o desafio sempre foi como deixar o funil maior, ou seja, como impactar mais usuários com conteúdos e anúncios relevantes para, então, ter um número maior de conversões e, consequentemente, mais vendas dentro dos canais digitais da marca. Entretanto, o debate sobre como o funil de vendas está mais "magro" tem ganhado destaque, recentemente.

Esse cenário tem exigido novas estratégias das marcas para garantir a rentabilidade e saudabilidade dos canais de vendas pela internet. "Essa mudança reflete o momento econômico vivido nos últimos anos. Uma parcela importante da população adquiriu dívidas ou perdeu renda, integral ou parcialmente, o que consequentemente se reflete no menor apetite do consumidor para novas compras", explica André Dylewski, diretor de desenvolvimento de negócios da RTB House para a América Latina.

Dados da martech sobre campanhas realizadas no Brasil apontam para linhas inversas, quando comparado o número total de conversões das campanhas realizadas versus o ticket médio registrado. Entre 2021 e 2023, o número de conversões caiu praticamente à metade, enquanto, no mesmo período, o ticket médio dos anunciantes trabalhando com a companhia registrou aumento de 156%.

O foco em campanhas de conversão acaba limitando a audiência e, consequentemente, os resultados. Neste ponto, diferentes anunciantes têm priorizado abordagens integradas conectando as campanhas de conversão à outras com foco em prospecção de novos usuários ou reativação de "usuários dormentes".

De acordo com a RTB House, entre 2020 e 2021, o total de anunciantes que investiu em campanhas com foco em prospecção triplicou, mantendo-se no mesmo nível nos anos seguintes. Além disso, estimativas internas da companhia apontam que campanhas de conversão visam atender cerca de 20% de potenciais compradores de uma marca, necessitando o investimento de campanhas variadas e diferentes formatos de banners para qualificar a base de clientes do anunciante.

"Hoje, alguns dos nossos principais clientes na região trabalham com a gente em abordagens full-funnel, não somente por entenderem que elas aumentam a rentabilidade das campanhas executadas, mas também porque ao analisá-las conjuntamente torna-se mais fácil acompanhar a jornada do usuário com a marca, o que possibilita ações mais assertivas no sentido de manter usuários engajados e fidelizados", afirma Dylewski.

Outro dado da RTB House revela que campanhas dentro de aplicativos estão crescendo, já que entre 2020 e 2023, o número de campanhas in-app realizadas pela empresa praticamente dobrou. Ainda de acordo com a martech, o valor investido pelos anunciantes neste tipo de solução cresceu 79% e o ticket médio registrado entre 2020 e 2023 aumentou em 91%.

(Crédito: Foto de Firmbee.com na Unsplash)