A country manager Taísa Pereira tem o desafio de expandir a atuação
da adtech no Brasil com soluções proprietárias de mídia programática

A executiva Taísa Pereira chegou há menos de um ano à Mediasmart para expandir no Brasil a atuação da adtech com modelo de execução programático e DSP (Demand Side Platform) própria. Com a proposta de oferecer projetos especiais de mídia programática para clientes e agências, conectando o mundo off e o online, o foco é a TV conectada.

“Tem muito espaço, poucos clientes ainda fazem CTV no Brasil, enquanto o mercado americano já é muito maduro, ou seja, a oportunidade é enorme”, destaca a country manager da Mediasmart para o Brasil e Latam. Taísa tem passagens por várias empresas de marketing digital e, segundo ela, seu maior desafio no momento é tornar a Mediasmart conhecida no mercado brasileiro.

Pertencente ao Grupo Affle, a plataforma programática da Mediasmart é omnichannel e 100% cookieless. Segundo Taísa, a empresa é bastante reconhecida no mercado asiático e europeu como um hub de tecnologia com soluções proprietárias de programática, com cases para clientes como Spotify, Levi’s, Burberry e KFC, por exemplo.

No Brasil, o objetivo é mostrar a agências e anunciantes as entregas da plataforma para construir uma jornada de comunicação omnichannel integrando as soluções da empresa. Com uma tecnologia batizada de Household Sync, a plataforma consegue mapear os usuários e levar as mensagens das marcas da CTV a dispositivos móveis.

“Não estamos pensando só no mobile ou desktop, mas também na TV e out of home. Quando o usuário está na CTV, a nossa tecnologia identifica e mapeia todos os devices conectados na mesma rede wi-fi, e cria essa audiência. Depois reimpacta esse usuário trazendo ele para o call to action. Faz todo o branding awareness e depois consegue mensurar o engajamento e também se ele esteve próximo de pontos físicos de interesse da marca”, exemplifica a executiva.

Estudo recente da Mediasmart mostra que CTV é o dispositivo preferido para o consumo de conteúdo de vídeo na Ásia, tendência similar na América Latina. De acordo com a mesma pesquisa, as assinaturas de CTV na Ásia somavam cinco milhões em 2020 e dobraram para 10 milhões em 2021. Até 2025, espera-se que este número se torne quatro vezes maior.

Neste mesmo estudo realizado pela Mediasmart e a Logan no Brasil, México e Argentina, foi constatado que, em média, 84% dos telespectadores preferiram CTV em relação à TV tradicional. De acordo com a pesquisa, os consumidores também prestam mais atenção aos anúncios de CTV quando se trata de comprar um produto.

Engajamento
No fim do ano passado, a Mediasmart lançou uma funcionalidade com patente pendente para ajudar os clientes a alcançarem os usuários, que provavelmente terão maior awareness sobre os anúncios veiculados. O Maximize User Awareness visa a ajudar as marcas a aumentar o engajamento do usuário, fortalecer a experiência do cliente e o reconhecimento do anúncio.

Ao detectar o número de vezes que um dispositivo é exposto a anúncios, a Mediasmart pode filtrar campanhas para segmentar apenas os usuários que viram menos anúncios e demonstraram maior probabilidade de engajamento, melhorando a taxa de cliques (CTR) e maximizando o retorno sobre investimento (ROI).