Profissionais de agências compartilham suas estratégias na plataforma para alcançar públicos qualificados e ampliar seu impacto no mercado

Em um cenário midiático em constante transformação, a presença online de profissionais do mercado publicitário se tornou uma necessidade para os que buscam se destacar. O LinkedIn, maior rede social profissional do mundo, aparece como uma ferramenta essencial, promovendo reconhecimentos, conexões, insights e novas oportunidades.

Maurício Felício, professor de comunicação e publicidade da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e head de mídia da Energy BBDO, fala que o LinkedIn é uma rede social totalmente diferente das outras, até nas formas de apresentar os conteúdos. O especialista destaca que a rede tem um grande potencial para ajudar a alavancar resultados de trabalhos, mostrar campanhas e trabalhos para uma bolha profissional.

Explorando a utilização da rede social na rotina das agências de publicidade, o propmark conversou com as agências Fbiz, VMLY&R e Artplan, que compartilharam suas experiências e perspectivas.

Paulo Loeb, CEO da Fbiz, conta que usa a rede há mais de dez anos. “É a única rede social que eu alimento com constância. É utilizado porque, no ponto de vista de reputação de negócios, é o lugar que eu consigo alcançar profissionais que interessam à Fbiz”.

O professor Maurício Felício destaca que o alcance de suas publicações depende diretamente da qualidade de suas conexões. “É preciso uma rede qualificada para engajar o conteúdo”.

Loeb realça a compra de mídia segmentada na rede como uma alternativa para publicar e impulsionar as mensagens de forma cirúrgica. Além dessa possibilidade no LinkedIn, o CEO destaca a plataforma ‘The B2B Institute’, iniciativa da rede para o B2B marketing com conteúdos organizados em vídeos e textos.

Leandro Fonseca, diretor de mídia da VMLY&R, destaca que o LinkedIn tem sido uma plataforma de suporte para clientes com foco em B2B. Devido às audiências qualificadas, é possível direcionar a comunicação para os tomadores de decisão. “As marcas ainda possuem uma aba de conteúdo exclusivo no LinkedIn, direcionada para essa frente, que também é uma ferramenta importante. Em novembro, devemos ampliar os testes para geração de lead”, completa.

Segundo Felício, o LinkedIn só funciona com energia e atitude. “Ele [LinkedIn] é uma ótima rede para repercutir campanhas, mas não adianta compartilhar apenas lá e esperar que automaticamente repercuta em todas as pontas. O LinkedIn é parte do ecossistema e é uma parte importante, mas ele não é única e exclusivamente um local para se colocar campanhas”.

Joana Chulam, diretora nacional de mídia e negócios da Artplan, ressalta que sempre que uma nova campanha é lançada, considera crucial e cativante que a agência, o cliente e toda a equipe envolvida compartilhem detalhes sobre o processo e efetivamente publiquem informações a respeito dela. Para a diretora, isso equivale a um “pontapé inicial” no mundo corporativo e a prática demonstra para todos o comprometimento e o engajamento do time em assegurar o sucesso da iniciativa.

(Crédito: Foto de Souvik Banerjee na Unsplash)

Leia a matéria na íntegra na edição de 30 de outubro de 2023