Estudo realizado pela Comscore revelou que o consumo de CTV atingiu mais de 150 milhões de telespectadores na região

O consumo de TV Conectada (CTV) cresceu consideravelmente na América Latina, atingindo mais de 150 milhões de telespectadores, o equivalente a 41% da população nos últimos anos.

Os dados foram apresentados no levantamento da Comscore, feito em colaboração com a IAB Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai, que tem como objetivo refletir o desenvolvimento da CTV na região. Outro ponto apresentado pela pesquisa é que a evolução da CTV será acelerada nos próximos anos por conta das novas oportunidades que o mercado oferece.

“Olhando para o futuro, com base nos benefícios obtidos para as marcas com a publicidade em CTV em outros mercados, prevê-se que um nível semelhante de maturidade seja alcançado na América Latina. Acreditamos que a evolução da mídia para CTV será iminente, por isso é recomendado que as marcas invistam neste espaço o mais rápido possível para acelerar sua curva de aprendizado e obter os melhores resultados para seus negócios no menor tempo possível”, afirmou Ingrid Veronesi, diretora sênior da Comscore para o Brasil.

Comportamento

De acordo com os resultados obtidos pela Comscore, o comportamento dos consumidores latino-americanos são de grande relevância para a indústria publicitária e os países com o maior crescimento do consumo de CTV na região são Brasil, México e Argentina, sendo que 97% dos lares na região possuem ao menos uma smart TV.

Além disso, entre os espectadores de CTV, 96% dos entrevistados disseram ter assistido a vídeos na smart TV no período de um setembro e outubro, enquanto 22% o fizeram em outros dispositivos de streaming e 18% utilizaram consoles de videogame.

Já em relação ao consumo de vídeos online, a maioria dos usuários assistiu a vídeos digitais usando smartphones (89%), computadores (72%) ou tablets (37%).

Formatos

Sobre o conteúdo disponibilizado pelas CTVs, o estudo revelou que os usuários estão satisfeitos com a variedade apresentada. Neste sentido, os formatos mais assistidos são filmes (88%), séries de TV (84%), música (60%) e esportes (58%).

Além disso, 75% dos entrevistados disseram que gostam quando os serviços de streaming oferecem séries e filmes de diferentes nacionalidades.

Em uma análise mais profunda dos hábitos de visualização, o levantamento apontou dois comportamentos comuns entre os latino-americanos, sendo eles o “maratonista” e o “multitarefa”.

Segundo a análise, 63% dos respondentes afirmaram que assistem a vários episódios seguidos e 18% preferem se concentrar em assistir um único vídeo, sem fazer outras atividades simultaneamente.

Oportunidades para as marcas

Entre os principais benefícios da CTV, identificados pela pesquisa, para marcas que desejam investir neste formato estão a possibilidade de acessar públicos jovens, segmentos específicos e a capacidade de controlar a frequência de exposição à publicidade, que permite eficiências nos gastos com publicidade.

O estudo da Comscore revelou que 32% das pessoas aprendem sobre um novo produto depois de ver um anúncio, 31% procuram online o produto anunciado, 24% discutem o que viram anunciado, 19% falam sobre o anúncio com outra pessoa e 15% compram algo que viram.

Outro ponto identificado pela análise da Comscore indicou que a relevância da publicidade acaba sendo um conceito-chave para os consumidores, uma vez que 40% dos entrevistados afirmaram que esperam que os anúncios sejam relevantes para si mesmos e seus interesses, 34% acham que os anúncios deveriam estar relacionados com o conteúdo que estão olhando, 28% disseram que deveriam estar relacionados com coisas que procuraram ou compraram online e 15% acreditam que não deveriam estar relacionados com o que estão assistindo.

Modelos de assinatura

Considerando que a TV Conectada permite aos usuários escolher entre assistir a conteúdo pago sem anúncios (SVOD) ou programação gratuita com anúncios (AVOD), um dos maiores desafios que os principais players enfrentam é identificar qual é a opção preferida pelos usuários.

De acordo com a pesquisa da Comsocore, 65% dos entrevistados afirmaram que preferem pagar para não ter anúncios e 35% se sentem confortáveis em assistir a publicidade caso ela lhes permita acesso a conteúdo de graça.