Agora, além dos EUA, Coreia do Sul e Austrália, Espanha e Filipinas também estão participando dos testes

A partir desta segunda-feira (17), o Brasil entra na lista de países que estão testando a opção para realizar denúncias de fake news no Twitter.

Além do país, Espanha e Filipinas também entraram na fase de teste dessa nova tecnologia. Até então, apenas Estados Unidos, Coreia do Sul e Austrália tinham a ferramenta disponível.

“Até agora, recebemos em torno de 3 milhões de denúncias de tweets que violam nossas políticas, além de ajudar a entender novas tendências de desinformação”, informou o comunicado.

Há duas semanas, o Twitter virou alvo de críticas por entidades e usuários pelo fato de ainda não ter disponibilizado a opção para denunciar notícias falsas nas redes.

A repercussão, à época, levou os termos #TwitterApoiaFakeNews, #TwitterOmisso, #TwitterCumplice e #TwitterVergonhoso aos trending topics do Twitter no Brasil.

O caso ainda foi parar no Ministério Público Federal, que chegou a encaminhar um ofício no qual questiona a plataforma sobre o motivo de não existir esse mecanismo para denunciar fake news.

A decisão anunciada hoje pelo Twitter – a de incluir o Brasil na lista de países que estão fazendo o teste – acontece antes dos dez dias úteis estipulados pelo MPF para que o Twitter apresentasse uma explicação sobre a ausência da ferramenta contra as notícias falsas.