A empresa também não vai mais contratar influenciadores e celebridades menores de 16 anos ou que tenham um público dessa idade

A Unilever vai deixar de fazer publicidade de alimentos e bebidas para crianças menores de 16 anos, tanto na mídia tradicional quanto nas mídias sociais, no Reino Unido.

Como noticiou o site inglês Campaign, a empresa atualizou os seus princípios globais de marketing e decidiu que não vai mais coletar e armazenar os dados de crianças menores de 16 anos.

Além da decisão, a Unilever também não vai mais usar influenciadores, celebridades ou estrelas da mídia que tenham menos de 16 anos ou que tenham como público-alvo as crianças dessa idade.

"Reconhecendo o poder que a mídia social e o marketing de influenciadores podem ter nas escolhas das crianças, acreditamos que é importante elevar o nível do marketing responsável para uma idade mínima de 16 anos, tanto no tradicional quanto na mídia social”, afirmou Matt Close, presidente da divisão de sorvetes da Unilever.

A decisão serve para todo o portfólio de alimentos e bebidas da empresa, e o prazo para as marcas se adaptarem à nova decisão é janeiro de 2023.

Esta é a segunda vez que a Unilever muda a regra de marketing dos seus produtos alimentícios. Em 2020, a empresa anunciou que deixaria de anunciar alimentos e bebidas para crianças menores de 12 anos na mídia tradicional e menores de 13 anos na mídia social.