App reúne atualmente mais de 90 marcas e indústrias diferentes, como energéticos, destilados, vinhos, snacks, etc

Um dos destaques comerciais da Ambev nos resultados do segundo trimestre deste ano, o app Zé delivery quer ocupar cada vez mais a posição de plataforma do consumidor dentro dos negócios da companhia. Uma jornada que passa por participar mais de ocasiões de consumo, estruturar parcerias e oferecer itens que contribuam para que esses momentos sejam mais fluidos e dinâmicos.

“A gente sabe que churrasco é uma ocasião de consumo muito importante. Então estamos trabalhamos o portfolio complementar. Na maioria das regiões, já temos gelo e carvão, itens básicos em compras de conveniência durante o churrasco”, exemplifica Thais Azevedo, CMO do Zé Delivery.

A nova fronteira para contribuir com o bom e velho churrasco é disponibilizar o item principal. Segundo a executiva, isso tem sido feito com testes de carnes ultracongeladas, a partir de alguns parceiros, operação que começa a ser escalada.  Além do churrasco, o futebol e a música - aqui muito conectada a eventos, com pedidos no pré e no pós-festa - despontam hoje como as três principais ocasiões de consumo no aplicativo.

Conhecimento que a empresa tem obtido a partir da análise dos dados de usos dos consumidores e contribuído para delinear estratégias tanto para o app quanto para marcas que fazem parte do ecossistema. A compreensão garante que o Zé tenha informações mais realistas sobre os hábitos, entenda nuances regionais de perto e possa indicar estratégias mais adequadas para as marcas.

Ação da empresa em parceria com a Brahma (Foto: Divulgação)

Para oferecer uma experiência se propõe ser a mais completa, a empresa reúne atualmente mais de 90 marcas e indústrias diferentes, como energéticos, destilados, vinhos, snacks. Até a concorrente Heineken está lá. “O nosso foco é atender as demandas do consumidor e se a gente é especialista de bebidas, a gente precisa ter todo o portfólio que faça sentido para a maior parte da população”, argumenta Azevedo, que chegou em setembro de 2021 à companhia.

A marca conta atualmente com 4 milhões de usuários ativos, segundo os números do último balanço trimestral. Esse público foi o responsável por quase 15 milhões de pedidos e contribuiu para o crescimento de 7% no GMV (Volume Bruto de Mercadorias) da empresa.  

Próximos passos
Com crescimento impulsionado pelo modelo de serviço e pela experiência, principalmente ao longo da pandemia, o Zé tem como estratégia de comunicação agora buscar novos horizontes e deve fortalecer as ações usando as marcas que integram o portfolio Ambev - e outros parceiros - para chegar a novos públicos.

O plano, segundo a CMO, faz parte do processo de solidificação da marca.“A gente sabe que o consumidor que é apaixonado por Brahma, Budweiser, Mike’s, Beats ou por qualquer uma das nossas marcas, quer que o produto que ele gosta chegue onde ele estiver, a hora que ele quiser e o mais rápido possível. Então, a gente vai usar as marcas também para lembrar ao consumidor que ele tem o Zé como a melhor opção para ter na mão a bebida a hora que ele quiser”, explica.