Para auxiliar as marcas a conquistarem consumidores com fidelidade em uma das datas mais esperadas do ano, Francisco Cantão, sócio-fundador da Proxy Media, agência de soluções digitais, preparou dicas fundamentais para os lojistas. A Proxy Media é a idealizadora do Black Friday de Verdade, campanha que fica no ar até 15 de novembro e incentiva os consumidores a se cadastrarem para receberem antecipadamente ofertas exclusivas para a data, além de sortear um prêmio de R$ 10 mil em dinheiro.

Confira as dicas valiosas para se preparar antes da data:

1. Planeje a campanha: em qualquer campanha é necessário planejamento para otimizar as verbas de publicidade e garantir o melhor serviço e experiência aos clientes. No caso da Black Friday, é necessário ir além. Para não ter surpresas, é preciso alinhar todas as questões estratégicas com antecedência: marketing, logística, comercial (estoque) e tecnologia precisam estar totalmente integrados na data.

 2. Prepare uma base de clientes: o e-mail marketing é um dos canais com maior resultado de vendas na Black Friday. Porém, é importante evitar comunicações massivas para toda a base de clientes. Prefira atingir bases segmentadas e com real interesse em receber ofertas e promoções no dia 25 de novembro. Faça uma campanha antes da Black Friday para captar cadastros de pessoas interessadas, assim você atualiza o mailing e garante entregabilidade de suas campanhas. Caso utilize base de empresas especializadas, procure as que seguem as boas práticas de envio de e-mail marketing e utilizem listas qualificadas com opt-in (que optaram pelo recebimento de emails).

3. Ofereça descontos reais: esse é um dos itens mais importantes. O consumidor moderno preza pela transparência na relação com as empresas que se relaciona. Em relação às antigas práticas, não há mais espaços para maquiar preços ou fazer descontos de “50% do dobro”. O cliente tem acesso a informações e já é orientado a monitorar os preços semanais antes da Black Friday. Fique atento e pratique sempre descontos reais e com o máximo possível de dados para satisfazer e evitar reclamações.

4. Seja claro na comunicação: na data da Black Friday há centenas de ofertas e promoções e, com isso, uma ansiedade normal do consumidor para conseguir comprar os produtos no menor tempo possível, devido à limitação de estoque. Nesse momento, o lojista deve se precaver contra possíveis cancelamentos de pedidos, reclamações etc. A comunicação deve ser ainda mais clara nesse dia, evitando possíveis regras complicadas ou textos jurídicos que não são facilmente percebidos pelo cliente nas promoções.

5. Anuncie produtos desejados: utilize com destaque nas campanhas publicitárias os produtos mais buscados e desejados pelos clientes. Isso ajudará a levar tráfego para o seu site e certamente gerará vendas dos demais produtos de sua loja.

 6. Traçar estratégias de logística: a entrega pode ser um dos fatores decisórios no momento da compra. Tanto o custo do frete, quanto o prazo de recebimento podem fazer a diferença. Negocie custos com os parceiros logísticos e estipule prazos de entrega agressivos e executáveis específicos para esse dia.

 7. Prepare-se para a capacidade de acessos: engaje sua equipe de tecnologia e seus fornecedores para que seu site tenha estabilidade e desempenho. O dia da Black Friday tem faturamento quase 9 (nove) vezes superior ao de uma sexta-feira normal, o que influencia diretamente nas visitas e na quantidade de pessoas comprando ao mesmo tempo.

8. Atendimento e Suporte ao cliente: ter uma equipe de atendimento ágil e eficiente pode ajudar o cliente na hora da compra, além de evitar devoluções e reclamações. O consumidor tem pouco tempo e está ansioso para efetuar o fechamento do pedido. Dedique uma equipe treinada para suprir as dúvidas e auxiliar os consumidores de sua loja.

9. Amplie as formas de pagamento: ter uma ampla variedade de meios de pagamento e condições de parcelamento diferenciadas no dia da Black Friday é uma excelente estratégia para se diferenciar, além dos descontos, principalmente se a sua loja trabalha com produtos de ticket médio elevado.

10. Ofereça Diferencial para os seus clientes antigos: é altamente recomendável dar uma condição exclusiva, no dia da Black Friday, aos clientes que já efetuaram compras no seu site anteriormente. Isso ajudará a manter a fidelização de sua base e criará novos promotores de sua marca que irão expandir a boa reputação para sua loja, além de indicá-la para outros clientes.

*Francisco Cantão, Sócio-Fundador da Proxy Media, agência de soluções digitais.