O grupo WPP anunciou a compra de mais uma agência brasileira. Depois de adquirir participações majoritárias nas agências de relações públicas Ideal e ConceptPR na semana passada, desta vez a companhia britânica, líder mundial em comunicação e marketing, confirmou a aquisição de mais da metade da Jüssi por meio da Ogilvy. 

Especializada em performance e entusiasta do modelo programático de compra de mídia, a Jüssi atende clientes no Brasil como Google, Amazon, LinkedIn, Allianz Global Assistance & Corporate, Amazon, Decathlon, FNAC, Google, LinkedIn e Terra. Com mais de 120 funcionários, a agência foi fundada em 2010 pelo diretor de mídia Henrique Russowsky e, em 2012, os sócios Marcos Del Valle, diretor de comunicação, e  o francês Xavier Penat, diretor de negócios, juntaram-se à operação, elevando o perfil multidisciplinar da empresa.

A partir de agora, a Jüssi passa a fazer parte do grupo Ogilvy junto com as agências Ogilvy & Mather, David, Nine, Etco e Foster, mas continuará operando com o mesmo nome. 

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De acordo com Penat, sócio que ocupa o cargo de diretor de negócios da Jüssi, o WPP procurou a agência brasileira há alguns meses com o interesse agregar uma empresa de DNA totalmente digital no portfólio do grupo Ogilvy. “Precisavam de uma agência digital, alguém que atendesse as necessidades do grupo. Para nós também é um negócio muito bom, pois a autonomia em relação à estratégia e ao ponto de vista será mantida. Guardamos nossa marca, nossa equipe, nossos clientes e inclusive o nosso escritório”, explica. 

Penat ainda revela que a chegada de um parceiro do porte do WPP ajudará a empresa a se capitalizar e expandir no momento certo. “Vários grupos nos procuraram, mas a proposta da Ogilvy e do WPP foi a que mais nos seduziu. Iremos contribuir com nosso trabalho e também receberemos o aporte de clientes da Ogilvy que precisem de serviços em campanhas digitais e de performance. Por outro lado, também absorveremos conhecimento de uma grande agência como a Ogilvy & Mather e poderemos trabalhar em campanhas integradas”, diz Xavier, que destaca a sincronia de pensamento das agências. “Recentemente li o livro do David Ogilvy, escrito nos anos 60, e vimos que tudo o que falamos hoje e achávamos inovador, na verdade ele já havia pontuado há décadas, o que mostra que a filosofia das empresas é a mesma”, garante o sócio da Jüssi.

Comprador

Segundo o WPP, a aquisição da Jüssi faz parte da estratégia de investir no digital, que apresenta rápido crescimento, e aumentar a participação na América Latina, além de fortalecer a liderança no Brasil. Em comunicado, a empresa ressalta que possui uma receita de US$ 600 milhões e sete mil funcionários no país. 

Em âmbito global, atualmente 36% da receita de US$ 19 bilhões do WPP provêm de negócios digitais. O objetivo é que essa participação chegue a até 45% nos próximos cinco anos.