Alê Oliveira

O grupo britânico WPP, líder mundial em comunicação e publicidade liderado pelo CEO Martin Sorrell, acaba de anunciar a aquisição majoritária das agências brasileiras de relações públicas Ideal e Concept PR. 

Além disso, a Ideal absorveu a estrutura da Hill & Knowlton Strategies Brasil, que passa a se chamar Ideal H+K Strategies. 

Já a ConceptPR foi absorvida pela Ogilvy PR e vai operar de maneira unificada com a marca da Ogilvy. 

As duas grandes agências resultado da transação, a Ideal H+K Strategies e a Ogilvy PR, agora com a estrutura da ConceptPR, serão gerenciadas por uma nova holding chamada Grupo Ideal. 

Os fundadores da Ideal e da ConceptPR, Eduardo Vieira e Ricardo Cesar, permanecem como sócios do Grupo Ideal. Eles ficarão à frente do negócio, atuando como gestores diretos das duas agências. Com a operação, Vieira e Cesar se desfazem de suas participações nos outros negócios em que eram sócios – a produtora de conteúdo The Factory e a empresa de advisoring de vídeos NetCos. 

Fundada em 2007, a Ideal se tornou uma das principais agências de relações públicas, conteúdo e social advertising do país. Com mais de 160 funcionários, tem em seu portfólio de clientes empresas como Nike, Facebook, Diageo, GE, Dell, Spotify, Instagram, Whirlpool e Rio2016, entre outras. 

Já a ConceptPR, fundada por Vieira e Cesar em 2012, se tornou especialista no conceito de “PR de guerrilha”, desenvolvendo estratégias de proteção de marca corporativa e vendas para o mercado B2C, atendendo empresas como Mondelez, Giraffas, Oakley, Hyatt e JBS.