Paulo Macedo

Ex-sócios da TBWA no Brasil nos anos 90, Alex Schönburg e Selma Navarro estão expandindo a operação da Agência 407, marca que lançaram no País após a experiência européia com a Cayenne, sediada na Alemanha, que atendia marcas como Cannon e Skoda, vendida em 2004 para a japonesa Dentsu. Schönburg está finalizando a incorporação da By Vivas, de Beto Vivas, com sede no Paraná.
A fusão foi iniciada há cerca de três meses e está sendo concluída neste mês. A Agência 407, que ainda tem como sócio Rafael Baraja, ex-Multicomm, será majoritária com 85% de participação. Vivas permanece no grupo como diretor de criação em Curitiba. Selma, em parceria com o diretor de arte e fotógrafo André Felipe, dirige a área criativa na matriz em São Paulo.
A Agência 407 herda da By Vivas contas como a GVT, espelho da Brasil Telecom com o número chave de DDD 25, a rede de escolas Dom Bosco, que tem 600 unidades, e a Racco. Schönburg afirma que a compra da By Vivas não é uma simples compra de market share, mas uma aposta no potencial do mercado. Ele quer transferir para os anunciantes locais a experiência acumulada na Europa.
“Éramos dedicados integralmente à criação e ao planejamento. Aqui temos que oferecer mídia. Mas optamos por trabalhar pelo sistema de fee. É mais produtivo. Nosso compromisso é oferecer o melhor. Na verdade, o papel da agência é criar soluções diferenciadas de comunicação. Essa é a nossa proposta. O André é um reforço importante devido à sua visão de moda, que exige linguagem específica. Ele, inclusive, é fotógrafo, o que colabora ainda mais para a nossa proposta criativa. A Agência 407, que atende a Green, por exemplo, uma rede de 36 lojas, está absorvendo esse conteúdo da agência”, disse Schönburg.
A Agência 407 também é responsável pela publicidade das marcas Santa Paciência, Shimokitazawa Teppan Action, TV Gazeta, Teto, Namesa, Pinacoteca do Estado de São Paulo e a Nova América, grupo que adquiriu o controle do grupo Açúcar União. A agência está envolvida com o principal projeto da Nova América para 2006: o lançamento de uma linha de sucos prontos em embalagens PET e tetrapack.
“O nome do produto é mantido sob sigilo, mas sugerimos a marca e desenvolvemos a embalagem e criamos a campanha de lançamento. Nosso envolvimento é total com o cliente. É um jeito novo de relacionamento com os anunciantes, que exige mais tempo e conhecimento de outras disciplinas. Na Europa há muitas agências com esse perfil mais despojado. Nossa aposta é que ele cresça no mercado brasileiro e que essa opção proporcione bons resultados”, disse o sócio da Agência 407.
A expertise no segmento de moda foi decisiva na conquista da conta do São Paulo Fashion Week no início de outubro. A agência será responsável pela comunicação do evento que será realizado em janeiro de 2006. “Ter uma conta como o SPFW, que conhece o desenvolvimento dos processos de comunicação, indica que estamos no caminho certo. A moda está presente em tudo, sobretudo no mercado de alto luxo, cada vez mais desenvolvido no Brasil”, acrescentou Schönburg.
Inaugurada há dez meses, a Agência 407 encerra o ano de 2005 com uma receita de aproximadamente R$ 5 milhões. O faturamento bruto chega a R$ 40 milhões.