Internamente, aeroporto já apresenta nova identidade

 

Simples e curto. Assim é GRU Airport, novo nome do Aeroporto Internacional de São Paulo, cuja marca foi desenvolvida pelo GAD’Lippincott, do ceo Luciano Deos. O executivo observa que a nova marca é o ponto de partida para a abertura da era de branding nos aeroportos, à medida que eles forem sendo privatizados. “Aeroporto como marca é algo novo no Brasil, que a gente vai se deparar mais e mais à medida que os aeroportos forem sendo privatizados. É uma realidade nova. Nunca houve no país uma preocupação de posicionar aeroportos estatais”, disse Deos.

O trabalho de branding começou após a assinatura do contrato de concessão de 20 anos entre o governo federal e o Consórcio Grupar, no último mês de junho. Assim, foi criada a Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A., formada pelo Grupo Invepar e a ACSA (Airports Company South Africa). A Infraero é sócia do consórcio. O GAD’Lippincott foi convidado a desenvolver a nova marca pela concessionária, uma vez que já vinha trabalhando com o Grupo Invepar em outros projetos.

Para dar início ao processo, a consultoria pesquisou o segmento no cenário internacional e brasileiro, com os públicos de interesse. Deos conta que uma das primeiras reflexões é que o aeroporto tinha vários nomes, não havia um entendimento claro, daí a necessidade de mudança do nome. “Ora era chamado de Aeroporto de Guarulhos, Aeroporto de  Cumbica, sendo que o nome oficial era Aeroporto Governador André Franco Montoro. O entendimento que chegamos é que o aeroporto não devia ser vinculado à cidade”, contou Deos.

A ideia, então, foi aproveitar a identificação GRU que o aeroporto tem no mundo e acrescentar a palavra em inglês Airport “para assumir de fato que é um equipamento internacional”. O passo seguinte, segundo ele, foi dar à marca um dinamismo inerente à cidade de São Paulo e também uma ideia de movimento que remete ao fluxo de aviões e pessoas que passam por lá. Hoje, o aeroporto atende cerca de 35 milhões de passageiros por ano. “O objetivo é transformar o aeroporto em um dos ícones do país, no maior hub aeroviário da América Latina”, destacou o ceo do GAD’Lippincott.

Gestão

Além da concepção do projeto, a consultoria também está à frente de todo o processo de implantação da nova marca do aeroporto, incluindo a capacitação de centenas de colaboradores e a gestão de fornecedores e parceiros estratégicos de comunicação. “Ao longo dos últimos 90 dias, estamos gerenciando toda a mudança de marca, desde os uniformes dos funcionários, identificação dos ônibus até o treinamento dos funcionários que atendem no SAC e balcões”, explicou Deos.

Marca terá diferentes aplicações

Segundo o executivo, outro desafio foi entender qual era o papel da marca e os diversos perfis de públicos envolvidos. “Além de posicionar o aeroporto, havia também o objetivo de dar uma mensagem clara para a comunidade. A gente aprendeu que existe uma comunidade em torno do aeroporto, como funcionários e parceiros que têm orgulho pelo tema. O aeroporto tem uma representação para a região, o estado e todo seu entorno. Para nós que somos frequentadores eventuais, há uma imagem focada no serviço”, pontuou.

O logo foi concebido para possibilitar diferentes aplicações da marca GRU, de acordo com a situação e o objetivo da comunicação. Da mesma forma, as cores também são diferentes entre as diversas aplicações, como o azul e laranja. “Acreditamos que o trabalho traduz a visão de negócios da nova gestão, com proposta de valor e posicionamento claros para o público. O caminho está traçado para que a operação se torne um ícone do segmento, por meio de experiências e aspectos diferenciados, que ultrapassam a proposta inicial de um aeroporto”, enfatizou Deos.

De acordo com a concessionária do GRU, o investimento até a Copa de 2014 é de cerca de R$ 3 bilhões e envolve melhorias como uma grande reforma e modernização do aeroporto, além da construção de um novo terminal de passageiros.

Campanha

A Havas Worldwide é a agência responsável pela estratégia de comunicação do lançamento da nova marca do Aeroporto Internacional de São Paulo. Além da campanha, a Havas Digital, braço online da agência, criou toda a plataforma online da nova marca. Com o mote “Chamada para o embarque. Rumo ao futuro”, a comunicação convida os passageiros e usuários para conhecerem as mudanças e novidades. Segurança, conforto, praticidade e acessibilidade no aeroporto estão entre os principais pontos de destaque.

A campanha teve início dentro do aeroporto e terá também mídia impressa e online. Programada para começar a veicular no último dia 23, a comunicação estará presente nos principais jornais, revistas e portais do país.