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A pesquisa VAN Pro (Visão de Ambiente de Negócios em Agências de Propaganda), iniciativa da Federação Nacional das Agências de Propaganda, a Fenapro, acaba de divulgar os dados referentes ao segundo trimestre de 2019. O levantamento reflete a visão de 194 agências de todas as regiões do país, ouvidas nas duas primeiras semanas de julho.

Com exceção do Centro-Oeste, todas as regiões apresentaram queda de otimismo no curto prazo. Respondendo sobre a expectativa para 2019, as regiões Norte e Nordeste estão entre as mais otimistas (com 66 e 56,4% de otimistas, respectivamente).

A região Sudeste foi das que apresentaram melhor performance no segundo trimestre, contrastando com a região Sul, que mostrou o mais baixo índice de performance e de otimismo com o período futuro. Entre os estados, o mais otimista com 2019 é o Mato Grosso (75%) e os menos animados com o período são Rio de Janeiro e Paraná (33,3%). São Paulo ficou um pouco acima da média Brasil, com 51,2% de otimistas, contra 49,1% do consolidado nacional.

O nível de otimismo com 2019 caiu, mas é válido observar que, em contrapartida, o índice de pessimismo não cresceu significativamente. Ou seja, a maioria ainda prevê um ano melhor ou igual ao anterior.

O quadro de concorrências manteve-se praticamente inalterado, com índices semelhantes aos do trimestre anterior. Quanto aos setores da economia mais promissores, a área de Serviços manteve-se como a mais relevante, seguida do Comércio e do Setor Público.

“Assim como os demais setores da economia, as agências de propaganda ainda esperam movimentações macroeconômicas mais contundentes e mais efetivas para a melhora de mercado. A pesquisa ainda não reflete o resultado da votação da Reforma da Previdência, mas prevemos que o humor deverá mudar mesmo quando acontecerem as medidas que destravarão a economia.”, diz Glaucio Binder, presidente da Fenapro.

Desde o início de 2017, a federação começou a coletar dados de empresários de agências de propaganda de todo o Brasil, visando acompanhar trimestralmente o clima para desenvolvimento de negócios e as expectativas do setor ao longo do ano.

Os resultados obtidos nesta mostra foram coletados ao longo das 2 primeiras semanas de julho deste ano e refletem a performance das agências no 2º trimestre de 2019, além das perspectivas para o terceiro trimestre de 2019 e o ano de 2019, como um todo.