A maior varejista do mundo está operando oficialmente com nova estrutura de publicidade no Brasil. Após ser anunciada em setembro deste ano como vencedora da concorrência para gerenciar a conta do Walmart, a DM9 abriu as portas, no último dia 4, da agência colaborativa Tamboré, que foi criada sob medida para atender seu cliente.

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A inauguração da operação, que foi batizada em homenagem ao bairro em que está localizada a sede da companhia, na região de Alphaville, em São Paulo, reuniu Flavio Cotini, presidente e CEO do Walmart Brasil; Chuck Brymer, presidente e CEO da DDB Worldwide; André Svartman, diretor-geral de marketing do Walmart Brasil; e Nizan Guanaes, sócio e fundador do grupo ABC.
A Tamboré nasce com a proposta de integrar parceiros estratégicos bem como suas expertises, com objetivo de fortalecer e otimizar a intensa operação de varejo da companhia. Anualmente, são produzidos mais de cinco mil filmes, fora os materiais em ponto de venda, impressos e demais formatos de mídia dado o número de ofertas nacionais e regionais das sete bandeiras da rede. São elas o próprio Walmart, Hiper Bompreço, Bompreço, Big, Nacional, Mercadorama, TodoDia e Maxxi Atacado. “Atuamos em regiões com dimensões de países, com três sazionalidades sendo realizadas ao mesmo tempo, então a presença da agência aqui dentro é muito importante para sentir de perto o pulso de como se faz o negócio”, ressalta Svartman.

Entre os parceiros que passam a acompanhar os batimentos do varejo de forma mais próxima está a agência Z515, na criação; a TracyLocke, para ações em PDV; e a Gouvêa de Souza, para o varejo. O formato foi pensado nos moldes de operações semelhantes do grupo Omnicom, do qual a DM9 faz parte. A Heart&Science, por exemplo, foi desenhada para atender exclusivamente a P&G e a AT&T, e a We are Unlimited, a serviço do McDonald’s.

Já a Tamboré chega com proposta de aumentar o awareness da marca Walmart em todo o Brasil, além de reforçar o processo de reinvenção que a companhia está passando e integração das marcas.

Com estrutura composta por cerca de 40 profissionais, a Tamboré opera com Monica Moraes como diretora-geral, respondendo diretamente à DM9. A executiva tem passagens por Y&R, Neogama, Fischer, DM9 e nos últimos nove anos esteve na PA Publicidade, house do Grupo Pão de Açúcar, ao lado de Marcelo Prista, idealizador da PA e sócio da Z515. O criativo é novo diretor-geral de criação da Tamboré.

“Uma coisa é ter grandes ideias, mas, principalmente em operação intensa como a de varejo, é muito importante ter alguém experiente no operacional, para administrar as dores de barriga do dia a dia. Temos um time que se conhece, que tem o varejo na veia. Isso é fundamental para o projeto dar certo”, ressalta Prista.

O restante do corpo de líderes é formado por Larissa Deliberai, diretora de mídia; Bibiana Lopez, diretora de planejamento; Raquel Hipólito, diretora de atendimento; além de Eduardo Freitas, Roberto Cardoso Jr., Taina Fiori e Marcus Weber, como diretores de criação.
A fim de manter a estrutura compartilhada bem azeitada, o comitê executivo do Walmart passa a se reunir a cada dois meses com o conselho da Tamboré, formado por Nizan Guanaes; Guga Valente, presidente do Grupo ABC; Paulo Queiroz, CEO da DM9; e Marcelo Prista.