No próximo dia 21, em São Paulo, será realizado no Teatro Eva Hertz, da Livraria Cultura, o World Creativity Day, data que integra a agenda da ONU desde 2017. A agência Y&R está engajada ao projeto liderado por Lucas Foster, especialista em criatividade, que coordena a etapa brasileira do evento.

A programação terá palestras do executivo David Laloum, presidente da Y&R, que vai abordar o tema O futuro da criatividade; apresentação da diretora de criação Laura Esteves, que gira em torno do tema Lei do minuto seguinte: como criar a serviço da sociedade; e o diretor de comunicação Jeferson Martins vai elencar 7 dicas criativas de como hackear o sistema para inclusão.

Laloum explica que o conceito de criatividade deixou de ser restrito para ganhar dimensão de distribuição e produção para todos na era dos smartphones. E a economia criativa, nas suas palavras, passou a ser abastecida por fontes antes inimagináveis, principalmente da classe média.

“Há uma sinestesia maior. Esses cruzamentos proporcionam novas abordagens. E isso está na música e também na propaganda. Por isso mesmo a Y&R vem se empenhando em um trabalho radical de transformação nos últimos 18 meses. Mais de 70% dos profissionais da agência, que tem um time de 420 pessoas, foram substituídos nesse período. A intenção é trazer frescor e manter a senioridade. Daí a importância da criatividade para a obtenção de respostas. Temos mais problemas para resolver. Requer coragem e ousadia”, destaca Laloum, que apresentou para os convidados do prewiew do World Creativity Day uma campanha para a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo para a prevenção do câncer de mama, com a cantora Anitta.

No clipe Atención, do recém-lançado álbum Kisses, Anitta e suas dançarinas apalpam seus seios para mostrar como se faz um autoexame para identificar se há nódulos. A Y&R se juntou ao projeto quando soube que a cantora estava produzindo algo no novo álbum sobre empoderamento feminino. Então sugeriu a mudança do nome original da música Sedución para Atención. Além de agregar cerca de 10 segundos ao musical com a dica do autoexame, que já contabiliza mais de 6 milhões de views. O clipe foi dirigido por João Papa, do elenco da produtora Barry Company, responsável pelos clipes da rainha do pop.

“Uma solução criativa que manifesta um serviço”, resume Laura Esteves, que dividiu a criação com Clayton Mourão e o vice-presidente Rafael Pitanguy. O trabalho vai disputar Leão no Festival de Criatividade de Cannes este ano.

Ainda Segundo Laloum, as marcas deixaram a era das love brands para ingressar no universo das life brands. “O mundo está cada vez mais complexo e as possibilidades de fazer comunicação cada vez maiores. Propaganda? Mobile? Design? Ativação? Serviço? Data? Digital? Tecnologia? Conteúdo? Experiência? Interatividade? Programática? Performance? UX? VR? Qual a melhor forma de ter resultados? Mais do que técnicas, acreditamos num novo modelo de construção das relações entre marcas e pessoas. Nós chamamos as marcas do presente e do futuro de life brands. Elas moram na intersecção entre o que as empresas precisam e o que as pessoas querem. Life brands entregam muito além da propaganda. Produzem ideias úteis, com foco em user experience e contribuem positivamente para a sociedade”, finaliza o presidente da Y&R.