'Catraca da Boa' faturou o Gran Prix da premiação

 

As empresas, agências e organizações filantrópicas e governamentais responsáveis por campanhas de impacto social positivo foram premiadas na 9ª edição do prêmio Renato Castelo Branco, da ESPM, realizada na noite desta quarta-feira (30), no Masp (Museu de Arte de São Paulo). Organizado por alunos da graduação da universidade, a premiação foi dividida em quatro categorias: Acadêmica, voltada para estudantes; Empresas, para a iniciativa privada; Especial, para ONGs e governo; e Voto Popular, para campanhas escolhidas pelo público.

Presidido por Guga Ketzer, sócio e vice-presidente de criação da Loducca, o júri selecionou 33 campanhas, sendo 19 na categoria Empresas e 14 na Especial. O prêmio não recebe inscrições. As peças vencedoras foram extraídas de uma lista composta pelo júri. “Estamos em um momento de mudança. Precisamos aprender a construir tecnologia verde. Além de ser uma função moral, é estratégia de sobrevivência”, disse Hiran Castello Branco, vice-presidente de operações da ESPM. “O melhor da responsabilidade social na propaganda está nesse prêmio”, declarou Armando Ferrentini, presidente do Conselho Deliberativo da universidade e diretor-presidente da Editora Referência, responsável pela publicação das revistas Propaganda, Marketing e do jornal propmark.

O Grand Prix foi para “A catraca da Boa”, da AlmapBBDO para a Antarctica que, no Carnaval 2013 do Rio de Janeiro, criou uma catraca para o metrô carioca que se abria com latinhas vazias de Antarctica. A estratégia tinha o objetivo de diminuir o número de motoristas embriagados e incentivar o uso do transporte público. O resultado foi uma redução em 43% no total de motoristas que tivessem consumido álcool antes de dirigir. O projeto levou dois anos para ser concluído. Outro destaque foi o Itaú, premiado com duas campanhas diferentes: #issomudaomundo, da Africa, e “Leia para uma criança”, da DPZ. 

Confira abaixo a lista dos demais vencedores:

Empresas

– “Catraca da Boa”, da AlmapBBDO para Antarctica
– “Dia mundial da alimentação”, da Plan B para Ecobenefícios
– #issomudaomundo e “Leia para uma Criança”, da Africa e da DPZ para o Itaú
– “Rua da Felicidade”, da Torke+CC para a Kibon

Especial

– “Superformula para lutar contra o câncer”, da JWT para A.C Camargo Cancer Center
– “Ajuda”, da AlmapBBDO para a Casa do Zezinho
– “SOS por SMS”, da DM9Rio para a Obra d Berço

Voto popular

Empresas
“Bebida e Direção”, da Propeg para a Organização Pan-Americana de Saúde

Especial
– “Felicidade da casa própria”, da Plan B para a Direcional Engenharia

Acadêmica (alunos premiados)

– Thales Vila Nova Campos – 1º semestre de Comunicação Social da ESPM 
– Alan Son Chung – 4º semestre de Comunicação Social da ESPM
– Barbara Bragatto – 5º semestre de Comunicação Social da ESPM