Agências e anunciantes acreditam no crescimento da "pesquisa paga"

Pesquisa da Criteo com a Kantar investigou os desafios do mercado de marketing

Divulgação

Uma pesquisa da Criteo em parceria com a Kantar Millward investigou como as agências e profissionais estão desenvolvendo estratégias de trade marketing. Nesse cenário, o recurso de "pesquisa paga" é considerado uma área com maior expectativa de melhoria em relação à eficácia para 62%.

O estudo “Trade Marketing em Transição” também identificou que os maiores desafios do setor são mensuração/atribuição (59%) e rastreabilidade (58%). Atingir os consumidores mais jovens é outro desafio apontado por 56% dos entrevistados. Outro ponto ressaltado pela pesquisa está relacionado a diminuição de efetividade das campanhas de mídia impressa, apontado por 52%.

"O marketing de varejo está passando por uma profunda mudança. Para rentabilizar e conquistar clientes, tanto online como off-line, os profissionais de marketing precisam adaptar com urgência suas verbas e estratégias de trade marketing. Este estudo confirma que os varejistas precisam de soluções que permitam a mensuração em tempo real do ROI e o fim da separação entre off-line e online em favor do omnichannel", afirma Alessander Firmino, diretor da Criteo para América Latina e Brasil.

O e-commerce, por sua vez, é indispensável para o mercado e as vendas online são consideradas por 50% dos entrevistados como “disruptivas e altamente disruptivas” para suas indústrias. Entre os desafios do trade marketing no e-commerce ainda estão os conflitos entre sites de marca e de varejo (28%) e a complexidade do processo (27%).

Na lista de desejos do varejo para investimentos futuros, os entrevistados gostariam de ter métodos mais simples para medir a eficácia (58%), a visão holística do comprador (56%) e a combinação das verbas de marketing e branding (53%).  

"Especialmente nos setores de bens de consumo e alimentício há uma indicação clara de que este é o momento certo para alinhar branding e trade marketing", diz Adrian McCallum, diretor sênior da Kantar Millward Brown. "Este movimento, combinado com uma maior integração da tecnologia digital, ajuda a conectar os esforços de marketing com as vendas e criar maior eficiência para as ações de trade marketing", acrescenta.

O estudo também identificou uma necessidade dos varejistas usarem estratégias de veiculação de anúncios de listas de produtos (product listing ads) e a publicidade display para aumentar as vendas e as receitas. Além disso, por considerar a pesquisa paga um investimento representativo para o futuro, as marcas devem continuar desenvolvendo a capacidade de gerenciar a estratégia de trade marketing.

 

*O propmark não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Receba nossa newsletter

editora referência

O PROPMARK é uma publicação da Editora Referência.
Conheça também nossas outras marcas, prêmios e eventos.

Prêmios e Eventos

Publicações