Desde que foi criado por Dan Wieden, em 1988, o slogan Just Do It, da Nike, vem personificando atributos do subversivo, ousado e destemido. Às vésperas de completar 30 anos da frase icônica, a marca esportiva celebra seus atletas que compartilham do mesmo espírito questionador em nova campanha comemorativa.

Nesta segunda-feira (03), o jogador de futebol americano Colin Kaepernick usou seu perfil no Twitter para compartilhar a nova peça em que a imagem em preto e branco do seu rosto aparece em close junto com a mensagem “Acredite em alguma coisa. Mesmo se isso significar ter que sacrificar tudo”. A frase faz referência a um episódio de 2016, em que Colin fez um manifesto no campo durante o hino nacional e recebeu vaias por isso.

Em protesto contra o racismo e a injustiça social no país, o então quarterback do San Francisco 49ers ficou sentado durante o hino nacional norte-americano. Agora, dois anos após o incidente, a Nike resgata a ousadia de seu atleta como parte da campanha criada pela Wieden & Kennedy que comemora as três décadas de Just Do It. O tweet tem mais de meio milhão de curtidas, 240 mil compartilhamentos e 25 mil comentários em apenas 24 horas.

Outros esportistas patrocinados pela marca também estrelam propagandas personalizadas. Na mesma segunda-feira Serena Williams também compartilhou em seu perfil no Twitter uma foto em preto e branco. A peça mostra a tenista ainda criança com a mensagem “É apenas um sonho maluco até você fazer”.  A peça tem 134 mil curtidas, 27 mil compartilhamentos  e 886 comentários.

Na semana passada, a Nike já havia veiculado no canal ESPN durante a abertura do US Open um filme da tenista com a mesma temática. No vídeo de 60 segundos, imagens da tenista ainda criança treinando nas quadras públicas de Compton eram confrontadas com partidas marcadas por vitórias e derrotas. No filme, o pai e treinador de Serena repete frases de incentivo que dizia quando a filha ainda era pequena: “Seja durona como se você quisesse muito ganhar”. “Seja durona como se você estive no US Open”, repetia Richard Williams. O filme tem quase cinco milhões de visualizações.

https://youtube.com/watch?v=Dsn7lgFN4oE