Projeto "Crianças contra Zika" usa música para conscientização

Campanha do Ministério da Saúde foi criada pela beGIANT e Propeg

A música popular pode ser um instrumento de conscientização sobre como acabar com a zika, dengue e chikungunya. Foi pensando nisso que a beGIANT Advertainment em parceria com a Propeg criou o projeto “Crianças contra Zika” para o Ministério da Saúde.  O conteúdo educativo reúne sete músicos consagrados e a cineasta Baboo Matsusaki, que assina a abertura e o encerramento do filme “O Menino e o Mundo”, indicado ao Oscar 2016 como melhor longa de animação.

Divulgação

Com curadoria musical de André Abujamra, a beGIANT convidou Zeca Baleiro, Hélio Ziskind, Arnaldo Antunes, Xis, Marisa Orth e Palavra Cantada para compor canções infantis que ajudem a alertar sobre a questão da zika. As músicas ganharam videoclipes de animação, envolvendo seis técnicas diferentes: cordel, 2D, 3D, cubismo, colagem e stop motion.

Segundo Felipe Barahona, CEO da agência, o enfoque no público infantil tem como objetivoformar uma nova geração, mais consciente do problema tratado. “Como as crianças são também influenciadoras quando se trata de alertar os pais, elaborou-se uma estratégia de conteúdo para conversar com esse público”, explica.

No total, são seis videoclipes lançados semanalmente pelo SBT, como parte da programação infantil, além de minidocumentários, onde os compositores explicam o processo de criação. No Facebook, o conteúdo pode ser acessado na página “Crianças contra Zika”.

Em lojas de serviço streaming e virtuais, como iTunes, Google Play, Spotify, Deezer e Apple Music, o álbum eletrônicos ficará disponível com as seis canções.

Para o diretor de Marketing do Ministério da Saúde, Walter Vasconcellos, a iniciativa é fundamental como parte dos esforços de comunicação no combate à zika. “O projeto cumpre um papel significativo, uma vez que transmite informações relevantes de forma lúdica, por meio da arte.”

Já Guga Lemes, CCO da beGIANT, destaca a importância do projeto de branded content na abordagem do tema. “Com um conteúdo multiplataforma, o ‘Crianças contra Zika’ mostra-se altamente multiplicador”, diz. “Além do público infantil, ele dialoga com formadores de opinião, já que conta com o engajamento de artistas conceituados.”

O “Crianças contra Zika” tem coprodução da beGIANT, da Daemon Filmes e da Santa Rita Filmes, além de direção musical da Mondo. A direção-geral das animações é de Baboo Matsusaki, e a dos minidocs, de Luciano Oreggia.

*O propmark não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Receba nossa newsletter

editora referência

O PROPMARK é uma publicação da Editora Referência.
Conheça também nossas outras marcas, prêmios e eventos.

Prêmios e Eventos

Publicações