Rock in Rio lidera trending topics e revela patrocínios da próxima edição

Balanço do festival mostra força das marcas; Itaú, Ipiranga, Rede Globo e Multishow estão confirmados em 2017

O Rock in Rio 2015 terminou no último domingo (27) dominando o trending topic do Twitter e com números superlativos em vários sentidos, inclusive para as marcas patrocinadoras do maior festival de rock, que teve mais de 90 horas de música durante os sete dias e um total de 150 atrações. O show da cantora americana Katy Perry, que encerrou o último dia do evento, foi trending topic mundial durante a transmissão feita pela LiveXLive. Já o Multishow ficou em primeiro lugar entre os canais pagos, superando o número de pessoas impactadas em 2013. 

 

Reprodução/Twitter

Com as edições de 2017 e 2019 confirmadas, o presidente  do Rock in Rio, Roberto Medina, revelou os  patrocinadores já confirmados para 2017: Itaú, Ipiranga, Rede Globo e Multishow. "Ao longo desses nossos 30 anos de história, o Rock in Rio ganhou o mundo e conquistou as pessoas. Crescemos, nos internacionalizamos e somos reconhecidos como o maior evento de música e entretenimento do mundo. Nos consolidamos como um espaço de alegria e como uma megaplataforma de relacionamento com o consumidor, gerando oportunidades de negócios e exposição de marcas. Os patrocinadores são essenciais para viabilizar o Rock in Rio na qualidade de entrega de infraestrutura e de serviços, da grande variedade de atrações e do line-up com tantas estrelas de peso nacional e internacional por causa do investimento das marcas", disse Medina. 

No Instagram, 10 milhões de pessoas geraram 41 milhões de interações na plataforma entre os dias 18 a 27 de setembro. Rihanna foi quem mais gerou engajamento, seguida por Queen + Adam Lambert e Metallica. O destaque ficou para a Sala do Infinito, que reuniu diversos artistas com postagens especiais na rede. Segundo levantamento do Scup, os posts colocam Rihanna (26,98%), Queen (13,11%) e Katy Perry (13,07%) como as atrações mais citadas. Entre os patrocinadores, ainda de acordo com o Scup, Pepsi foi a marca que gerou  maior buzz, com 50%.

Dentro da Cidade do Rock, as empresas patrocinadoras e parceiras do festival também alcançaram índices que superaram as expectativas. Segundo o balanço do festival, foram consumidos 120 mil hambúrgueres (Bob's), 20 mil shakes (Bob's), 75 mil paletas (picolés Los Paleteros) e 27 mil cachorros quentes (Geneal). Já a Niely, levou para a Cidade do Rock dois salões de beleza, um no Village e outro na área VIP, o "Fique Diva".

"Todas as empresas fazem parte do encantamento do time RIR. Todos nós, os empresários aqui da Cidade do Rock, fazemos um show à parte. Somos uma extensão do palco e das atrações. Proporcionar uma grande experiência é a nossa maior meta", falou Medina.

Dentre as marcas patrocinadoras, um dos destaques nesta edição foi a Heineken que, entre as ações especiais, trouxe um grupo da Holanda para servir a bebida durante o festival - a marca vendeu mais de 470 mil litros de cerveja. No digital, houve uma ação executada pela R/GA Brasil em parceria com o escritório de Londres. As pessoas que postaram #RIR poderiam receber de presente uma playlist de graça do Spotify baseada no conteúdo da mensagem, patrocinado pela marca de cerveja. Os artistas com mais interações no Twitter foram Rihanna e Katy Perry. As playlists mais ouvidas, na ordem, foram: Rihanna, Katy Perry, System of a Down e Slipknot.

Outra ação da Heineken executada pela Publicis ofereceu a oportunidade de fãs do mundo inteiro pedirem músicas às bandas pelo Twitter. A #Heinekenplay selecionava as músicas mais pedidas e colocavam à vista no telão da tirolesa montada na cidade do rock, onde os artistas podiam visualizar os nomes das canções e atender os pedidos de quem interagiu com o show pela internet. 

Divulgação

Somadas às apresentações dos palcos Mundo, Sunset, Rock Street, Street Dance e Eletrônica, a Cidade do Rock teve várias atrações para diversão, como a tirolesa, montanha-russa, roda gigante e x-treme. De acordo com a organização do festival, um total de 96.542 pessoas foram aos brinquedos. A edição de 30 anos do maior evento de música e entretenimento do mundo aconteceu entre os últimos dias 18, 19, 20, 24, 25, 26 e 27 de setembro, no Rio de Janeiro.

A Secretaria Especial de Turismo e a Riotur realizaram uma pesquisa com 515 pessoas durante os sete dias do festival. A pesquisa mostrou que é equilibrada a participação entre homens e mulheres (49,3% e 50,7%, respectivamente) e que 51% têm entre 18 e 31 anos. Solteiros representam 59% do total das pessoas que foram ao Rock in Rio, 58,5% têm ensino superior e 58,2% chegaram de avião. Para ficar na cidade, 34,7% optaram por casa de amigos ou parentes, 26,7% por hotéis, 11,9% em imóvel alugado e 6,3% por albergues.

Oi

Patrocinadora oficial do Rock in Rio, a Oi registrou 7,8 milhões de acessos em sua rede, que corresponde ao total de vezes em que os usuários se conectaram à rede da companhia durante os sete dias de festival. Os acessos geraram um volume de dados trafegados de 9,17 TeraBytes da rede da Oi. Isso significa o download ou upload de 2,5 milhões de fotos em alta resolução ou mais de 9,9 milhões de fotos em solução normal.

Entre os sucessos do evento estavam os orelhões temáticos da Oi, inspirados em Jimi Hendrix, Slash, Katy Perry e no visual punk rock. As ligações feitas a partir deles eram gratuitas, com até 60 minutos de duração para telefones fixos da Oi de qualquer cidade do Brasil e de até 10 minutos para móveis da Oi.

Divulgação

A Oi reforçou, também, a cobertura das redes móveis 2G, 3G e 4G com a instalação de antenas e equipamentos extras em oito pontos da Cidade do Rock. A empresa disponibilizou internet wifi para clientes de todas as operações em trechos da Rock Street, na área VIP do evento e nos espaços da Oi dentro da Cidade do Rock.

 

 

*O propmark não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Receba nossa newsletter

editora referência

O PROPMARK é uma publicação da Editora Referência.
Conheça também nossas outras marcas, prêmios e eventos.

Prêmios e Eventos

Publicações