Assim como no Brasil, o mercado de TV paga continua crescendo na Colômbia. Segundo o levantamento Market Estimates, da BB Business Bureau, o país vizinho fechou 2014 com mais de 8 milhões de assinaturas, um aumento de 4,3% em comparação ao encerramento do ano anterior. A estimativa é calculada pelo número de lares de todo o território, e não de assinantes individuais.

De acordo com os dados, 61% das casas colombianas possuem o serviço, deixando em aberto um mercado de 39% – mais de cinco milhões de lares entre os 13,2 milhões que a pesquisa calcula existir no país sul-americano. Nas grandes cidades, a taxa de penetração já atinge 90%.

O trabalho da BB Business Bureau, no entanto, reconhece que boa parte dessas 8 milhões de casas recebem sinal por meio de pirataria. Nos dados oficiais da Autoridade Nacional de Televisão (ANTV), que não inclui os “gatos”, as casas com assinaturas de TV paga são somente 5,1 milhões.

Em relação aos players que atuam no mercado colombiano, novamente há semelhanças com o Brasil. A América Móvil, do empresário Carlos Slim e proprietária da marca Net, líder do segmento por aqui, também é a primeira na Colômbia com a marca Claro. Em segundo está a DirecTV.

Ao expandir o cenário do setor para toda a América Latina, os grandes concorrentes continuam sendo basicamente os mesmos. Segundo estudo da Dataxis divulgado na última semana, a América Móvil lidera o mercado latino com 14,6 milhões de assinantes, seguida de novo pela DirecTV, que tem 12,3 milhões. Juntas, as duas companhias controlam 40% das assinaturas de TV paga na região.

As principais operações da América Móvil estão no Brasil com a Net, que sozinha detém 6,5 milhões de assinantes, e a Claro Brasil. A Claro Colômbia aparece bem atrás, na terceira colocação.

A DirecTV também apresenta forte desempenho no Brasil por meio da Sky, que disputa o mercado com 5,6 milhões de assinantes no país.