A Avon anunciou globalmente uma nova fase em seu posicionamento de marca, com foco no empoderamento da mulher por meio da independência financeira, cujo mote é “Beleza que faz sentido”. A nova estratégia de comunicação vem acompanhada do lançamento de uma plataforma digital, que pode ser acessada no  endereço www.belezaquefazsentido.com.br, que reúne imagens e histórias de empoderamento de revendedoras da marca de várias partes do mundo, além de apresentar conteúdos especiais para inspirar o fortalecimento da mulher por meio da independência financeira e do aumento da autoestima.

Mais do que em qualquer outro momento da sua história de 129 anos, a Avon dará voz às mais de 6 milhões de revendedoras em todo o mundo para que elas mostrem o poder da autonomia financeira e da autoestima no processo de fortalecimento das mulheres. “Na verdade, a gente não está mudando o posicionamento da marca, estamos fazendo uma declaração de quem nós somos de fato”, afirma Ricardo Patrocínio, VP de marketing da Avon.

A plataforma “Beleza que faz Sentido” tem como figura central a revendedora, mulher que vivencia diariamente a experiência do empoderamento por meio de seu trabalho e que inspira outras pessoas a buscarem a independência por meio da venda com catálogos.

O conceito do novo posicionamento surgiu com base em um ciclo que começa com o desenvolvimento de produtos de qualidade e inovadores, que geram renda para a revendedora e potencializam a autoestima das consumidoras. Este produto, por sua vez, é comercializado por meio da venda direta, um modelo de negócio que coloca parte do lucro da venda no bolso dessas mulheres.

Essas revendedoras, consequentemente empoderadas e com autonomia, disseminam o empoderamento a outras mulheres. “Nossas revendedoras, independentes e confiantes, são o elo da Avon com outras mulheres e desempenham papel fundamental na disseminação do ciclo de empoderamento feminino”, conta Patrocínio.

A nova plataforma também traz novidades relacionadas ao visual da marca, que se torna mais colorida e vibrante. Nos folhetos e peças publicitárias, os produtos passam a ser apresentados não só por modelos e celebridades, mas também pelas próprias revendedoras da Avon.

Além disso, os materiais de comunicação trazem frases que simulam escrita à mão com batom. Textos como “Quando uma mulher apoia outra, coisas incríveis acontecem”, “Uma mulher empoderada empodera outras mulheres” ou “O empoderamento é o destino, a beleza é o caminho” levarão inspiração para mulheres de todas as partes do país para que acreditem e busquem este fortalecimento. “O batom acompanha o processo de empoderamento das mulheres, muda como elas, mas está sempre lá para lembrar que estamos falando do poder feminino e que as mulheres não precisam perder suas características para serem valorizadas”, diz o executivo.

COMPROMISSO

A Avon é referência no desenvolvimento de políticas corporativas de valorização da mulher no ambiente de trabalho e de ações sociais voltadas para causas que interessam diretamente a elas. A empresa mantém a fundação ligada a uma empresa global – a Avon Foundation for Women –, que já destinou mais de U$ 957 milhões ao combate à violência doméstica contra a mulher e à mortalidade por câncer de mama.

No Brasil, o Instituto Avon, que coordena essas ações, já apoiou 182 projetos (para as duas causas), destinando a eles um montante de R$ 70 milhões.

Além disso, a empresa conta com uma vice-presidência global destinada à diversidade que garante o respeito à equidade de gênero e raça na empresa. Atualmente, 62% do quadro de funcionários da Avon no Brasil é composto por mulheres, sendo que no nível de liderança há um número equilibrado de executivos dos dois gêneros.

A empresa foi a primeira a se comprometer com a campanha “Compromisso e Atitude”, criada pelo governo federal para fortalecer a Lei Maria da Penha. Nessa semana, a Avon anunciou também sua adesão à campanha mundial

“ElesPorElas” (“HeforShe”), que incentiva a sociedade a implementar ações voltadas para a equidade de gênero, a convite da ONU Mulheres Brasil.

Em março, a empresa lançou o site Central Mulheres (centralmulheres.com.br), que reúne diversos dados e informações sobre a situação atual do processo de empoderamento da mulher no Brasil e no mundo.