Advertências personalizadas nos maços chamam a atenção dos fumantes em campanha criada pela Publicis para o SBT

O Dia Mundial sem Tabaco, comemorado em 31 de maio, inspirou campanhas para conscientizar os fumantes do perigo do cigarro. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), um terço da população mundial fuma, o que equivale a cerca de 2 bilhões de pessoas. A cada ano, morrem 6 milhões devido ao cigarro.

A Publicis Brasil criou “Advertências Impossíveis de Ignorar” para o SBT. Em vez da tradicional mensagem de alerta no verso do maço de cigarros, os fumantes podem encontrar um recado personalizado de alguém próximo pedindo que parem de fumar. No hotsite www.sbt.com.br/semtabaco, qualquer pessoa pode criar sua própria advertência, com foto e texto. Depois de impressa, a arte pode ser colocada no maço.

Para mostrar o impacto, o SBT produziu um vídeo mostrando a reação de quem comprou cigarros com advertências personalizadas. A peça traz a assinatura “Quem mais te ama adverte: por favor, não fume”.

A campanha será veiculada no SBT, em cinema, Elemidia, internet e em ações de endomarketing e cross-media na emissora. Banners na web reforçam o hotsite. A criação é de Vitor Hildebrand e Felipe “Fefito” Barbosa. A produtora é a CentoeOnze Filmes, com direção de cena de Guilherme Ribeiro.

Outro anunciante que lembrou a data foi a rede de clínicas oncológicas Central Clinic, que foi à mídia com campanha em revista, internet, jornal e pontos de venda para denunciar os estragos do cigarro. Criadas pela agência Brancozulu, as peças ilustram um ônibus e um prédio em chamas no próprio cigarro. A criação é de Leo Asakichi e Marcello Costa. A ilustração ficou por conta do Estudiorama.

A Fundação do Câncer também fez uma campanha na rede social. A página da instituição no Facebook trouxe, na semana passada, depoimentos de ex-fumantes e dicas para parar de fumar com o objetivo de incentivar quem quer deixar o cigarro.