Entra no ar na segunda-feira (23), o Octo, novo canal do Grupo RBS, que está sendo lançado pelo do núcleo de Inovação e Linguagem. Este é o primeiro projeto elaborado a partir das premissas do The Communication (R)Evolution (TCR), estudo que investiga impactos da revolução digital na indústria da comunicação.

Octo entra no canal 36 UHF, substituindo a TVCOM no Rio Grande do Sul, em versão piloto, na internet e no mobile. O projeto será orientado por quatro princípios: colaboração, inquietação, pluralidade e geolocalização.

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De acordo com a diretora-geral de Inovação e Linguagem do Grupo RBS, Flavia Moraes, o posicionamento de  Octo é definido como “outra coisa”. “Será um canal vivo em construção para quem se considera jovem. Nossa ideia é dar voz às pessoas, à diversidade, à inovação, promover o diálogo sem barreiras. Estaremos sempre pautados pela construção, pelo otimismo, pela agenda positiva, inspirando boas ideias e reflexões”, explica Flavia. 

Saõ sete moods, ou seja temas principais, que vão conduzir a linha editorial de Octo, criando uma rede de discussão e debate e ainda guiando a pauta, com foco em entretenimento. Os conteúdos serão organizados conforme o comportamento do público e darão destaque a temas como sustentabilidade, cuidados com a saúde, respeito à diversidade, desejos para o país, a relação com os animais, as transformações da sociedade e inovação.

A programação também dará destaque aos bastidores do jornalismo do Grupo RBS, com profissionais da empresa trabalhando em formato de curadoria e colaborando com o elenco de Octo, formado por 12 “caras novas” que devem se revezar ao longo dos dias.

Na área comercial, o projeto pretende oferecer ao mercado soluções disruptivas. Haverá conteúdos desenvolvidos especificamente para os interesses de cada cliente, a partir de branded content e merchandising. Não haverá breaks comerciais. O desafio é criar novas formas e novos formatos para que as marcas se conectem com seus públicos. “Octo terá a flexibilidade de transformar qualquer case em produto. É a boa ideia que vai determinar o formato”, diz Flavia.

Os 7 moods são: Sustentabilidade, um compromisso de todos; Mente sã, corpo são; Paz, amor e respeito; O país que queremos; Avante queremos inovar; A sociedade em transformação sempre e  Nós amamos os animais.