O combate à obesidade infantil ganha novos aliados no Brasil. Na última semana, Coca-Cola, Ambev e PepsiCo anunciaram que, a partir de agosto, passarão a contribuir para a causa ajustando o portfólio de bebidas que vendem diretamente às cantinas de escolas no país. A principal mudança é que as empresas venderão às instituições com maioria de crianças de até 12 anos apenas água mineral, suco com 100% de fruta, água de coco e bebidas lácteas que atendam a critérios nutricionais específicos.

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O novo portfólio tem como referência diretrizes de associações internacionais de bebidas e poderá ser ajustado no futuro, caso as empresas lancem produtos que sigam essas referências. A política valerá para as cantinas que compram diretamente das fabricantes e de seus distribuidores. Em relação às demais, aquelas que se abastecem em outros pontos de venda, haverá uma ação de sensibilização desses comerciantes, que serão convidados a se unir à iniciativa.

A ação tem por objetivo acabar com a oferta de bebidas que contribuam para o aumento de peso. A justificava é que crianças nesta faixa etária ainda não têm maturidade para tomar decisões de consumo.

Segundo a Ambev, não haverá nenhuma ação de marketing para promover o compromisso firmado entre as três empresas. “A iniciativa é inédita e partiu das empresas por elas entenderam que juntas podem auxiliar os pais, ou responsáveis, a moldar um ambiente em escolas que facilite escolhas mais adequadas para crianças em idade escolar”, justificou a empresa em posicionamento que foi enviado ao PROPMARK.

Já a PepsiCo lembrou que essa iniciativa é um complemento a outras ações que já vêm sendo feitas nesse sentido. Desde abril, por exemplo, as empresas seguem recomendações da Abir (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas), dentro das Diretrizes sobre Marketing para Crianças, que considera a suspensão das comunicações de marketing em mídias com audiência de pelo menos 35% de crianças com idade até 12 anos sobre refrigerantes, néctares, bebidas esportivas, bebidas energéticas, águas aromatizadas, chás e cafés prontos para beber. “A empresa acredita que essa iniciativa trará resultados positivos para as famílias seguirem as suas escolhas em relação à alimentação dos filhos em idade escolar e ainda garante o acesso das crianças a opções com grande teor nutritivo e de hidratação, como é o caso da água de coco, por exemplo”, ressaltou a PepsiCo.

A Coca-Cola informou que está analisando se há a necessidade de uma comunicação específica sobre o tema. “O fato de as três empresas aderirem a essa política faz com que os resultados sejam ainda maiores para a sociedade. E as empresas reafirmam seu papel de serem parte da solução da obesidade, que é um problema complexo causado por muitos fatores”, disse a empresa em comunicado.