Bohemia Imperial marca a reabertura da cervejaria da marca, em Petrópolis

 

A Ambev quer aproximar o segmento premium dos consumidores brasileiros. A companhia acaba de lançar mais um produto para ampliar o desenvolvimento do setor, a Bohemia Imperial, uma edição limitada tipo pielsen. A bebida foi desenvolvida pelo mestre cervejeiro da marca e inspirada em uma cerveja que era servida exclusivamente em ocasiões nobres na época do império brasileiro.

A bebida é feita a partir de uma combinação de três tipos de malte e de um lúpulo desenvolvido na República Tcheca e é a primeira de uma série de novas cervejas especiais que serão lançadas pela Cervejaria Bohemia no próximo ano para o segmento premium, considerado estratégico pela Ambev.

A fatia de cervejas especiais representa 5% do mercado, pouco se comparado com países como Argentina, onde o segmento tem 17% de participação. Com novos produtos a preço acessível, a Ambev espera massificar a oferta premium. “O segmento é muito importante estrategicamente para nós e a Bohemia é a ferramenta para popularizar maior riqueza de sabores”, afirma Daniel Wakswaser, gerente de marketing da Bohemia.

Bohemia Imperial será comercializada por tempo limitadoO lançamento comemora a reabertura da Cervejaria Bohemia em julho deste ano, na cidade de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro. O local também é um museu aberto à visitação pública e serve à marca como ponto de difusão da cultura cervejeira. “Trabalhamos em duas frentes no segmento premiun: a primeira, com a cervejaria, onde as pessoas podem conhecer a cultura da bebida e a história da marca; e a segunda com os novos lançamentos, que trazem possibilidades diferentes de sabores”, explica Wakswaser.

O produto é o quinto integrante da família Bohemia, que está dividida entre Bohemia Pielsen, Confraria, Weiss e Bohemia Escura. Segundo a companhia, a marca expandiu 16,7% no período de janeiro e a setembro deste ano, contra 2,6% de alta do mercado comum.

A comercialização da novidade acontece nas redes de supermercado Pão de Açúcar, em São Paulo, e Zona Sul, no Rio de Janeiro, ao custo de R$ 9,90 a garrafa de 550 ml. Também estarão à venda kits com taças, por R$ 32,90. O lançamento será feito com exclusividade para os fãs da página no Facebook, que poderão adquirir a bebida online a partir da próxima semana pelo portal Empório da Cerveja. Em São Paulo, o chopp da bebida será vendido nos bares da rede CTC (Pirajá, Original e Astor).

O produto ficará à venda até abril do próximo ano. Uma campanha está sendo elaborada para 2013, na qual a companhia espera comunicar seu posicionamento no mercado premium. A agência responsável pela marca é a AlmapBBDO.