Alê Oliveira

O rombo nas contas públicas ultrapassou a cifra de R$ 170 bilhões este ano. O nível de desemprego bate recordes, assim como os indicadores de inflação. A situação econômica do país requer atenção e cuidado. Para fazer com que o Brasil volte a caminhar nos trilhos do crescimento, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, aposta em uma série de medidas, como o controle das despesas primárias e financeiras. 

“O nosso primeiro desafio foi fazer um diagnóstico para saber qual era o problema, agora, nós precisamos ter o controle das despesas primárias e financeiras, com o foco na eliminação da ineficiência do gasto público”, afirma um dos principais ministros do presidente em exercício Michel Temer (PMDB). 

Meirelles revelou, durante participação no “Fórum Veja – O Brasil que temos e o Brasil que queremos”, realizado na manhã desta segunda-feira (23), em São Paulo, que um dos motivos para o atual cenário da economia brasileira foram os gastos excessivos. 

“Nos últimos anos houve um crescimento no que diz respeito aos gastos públicos. As contas públicas mostraram uma situação inequívoca de sustentabilidade”, afirma. 

Ainda de acordo com o ministro da Fazenda, o momento atual requer cautela. “A ideia, neste momento, é ter um plano com medidas plurianuais”, avisa. Sobre as medidas econômicas, Meirelles garante que um dos objetivos é trazer segurança ao país. 

“Com essa linha de ação, caso seja aprovada, teremos uma segurança de que as finanças públicas possam se reestabelecer”, diz o ministro.