Após meses de especulações e muitas informações sobre seus planos de atuar no Brasil, a  Wieden+Kennedy (W+K), uma das mais importantes e respeitadas agências globais, informou semana passada que passa a ter um escritório em são Paulo a partir de 1º de dezembro.

É mais uma que persegue a lógica de outras empresas estrangeiras que começaram a olhar o País de forma mais estratégica. A operação terá como diretor geral André Gustavo Soares e Ícaro Doria como diretor criativo executivo. Mas a tendência é que mais um nome de peso criativo acompanhe Ícaro na liderança do departamento, uma vez que o modelo adotado pela rede mundo afora prevê uma dupla à frente da criação.

Soares, que deixou a diretoria de atendimento da F/Nazca na última semana, explica que tanto a formação da equipe quanto a procura de um escritório sede estão em fase inicial, e que não há possibilidade de falar de clientes nesse momento. “A Wieden+Kennedy é uma agência com uma filosofia de grandes marcas e conhecida pela qualidade criativa. Vamos seguir esse modelo no Brasil”, afirmou.

Além de ajudar a construir marcas como Coca-Cola, Delta Airlines, Dodge, ESPN, Honda, Levi’s, Nike, Nokia e P&G, a agência conquistou este ano três Grands Prix no Festival de Cannes: um em Film, para “The Man Your Man Could Smell Like”, criado para o shower gel Old Spice; um em Cyber, para a máquina Chalkbot; e o último em Integrated, com o case “Nike Livestrong”.

Com a abertura da unidade paulistana, a rede global passa a ter oito escritórios, incluindo as operações W+K Portland, Nova York, Londres, Amsterdã, Tokyo, Shanghai e Nova Déli. Mesmo sem clientes anunciados, a expectativa é de que a agência brasileira alinhe a conta da Nike (cliente global da W+K), hoje na F/Nazca – agência de onde vem André. Também existe a possibilidade de alinhamento na conta da Nokia, dividida com a JWT em outros países. Em comunicado oficial, Dan Wieden, cofundador e diretor executivo global de criação da W+K, comemorou a operação. “Para nós, sempre se trata de pessoas, e escolhemos dois dos melhores do mundo para abrir esse escritório”, disse.

Ícaro Doria chega à W+K vindo da Goodby, Silverstein & Partners, onde foi diretor criativo de contas como HP, Dell e Bacardi. Sua carreira se estende por três continentes, passando pelo Brasil, Portugal e Estados Unidos, para onde se mudou em 2005 para trabalhar como diretor de criação da Saatchi & Saatchi NY. O trabalho de Ícaro já foi reconhecido pelos júris de prêmios como Cannes, One Show, Art Directors Club, D&AD, Clio, Young Guns e AICP. Em 2007, ele foi destacado pela revista americana Creativity como o redator mais premiado no mundo.

Já André Gustavo Soares passou os últimos três anos na F/Nazca, em São Paulo. Anteriormente, ele atuou como diretor regional da Unilever na JWT Bangcoc, liderou o atendimento da conta de Ford na JWT São Paulo e foi  vice-presidente de atendimento da conta de Ford na JWT México.

por Daniela Dahrouge