O YouTube divulgou a terceira edição do VideoViewers, realizada pela Provokers, sobre o hábito do brasileiro para consumo de vídeos online.  A pesquisa afirma que, de cada dez horas que os brasileiros dedicam a ver vídeos, mais de quatro são online. Além disso, 42 % da população (85 milhões de pessoas) têm o hábito de ver vídeos na internet, sendo que 82 milhões o fazem no YouTube. Esse percentual já supera a audiência da TV por assinatura, que é de 37%, e ainda fica atrás da TV aberta.

O tempo médio que as pessoas dedicam para ver vídeos passou de 30 para 39,2 horas semanais nos últimos dois anos. O tempo em frente da TV cresceu menos de uma hora, mas os vídeos na web são vistos 16,3 horas semanais. Entre 2014 e 2016 a participação da internet no tempo total que os brasileiros dedicam a ver vídeos passou de 27% para 42%. Os brasileiros que passam mais tempo vendo vídeos online do que em outras mídias saltou de 12% para 30%.

Os smartphones já correspondem por mais da metade (55%) das horas dedicadas a assistir conteúdos na web. Para os brasileiros conectados, o YouTube poderia substituir a TV aberta (59%) ou a TV por assinatura (69%). Dos entrevistados, 88% associam a palavra ‘vídeos’ ao YouTube. Facebook (73%), WhatsApp (65%), TV fechada (33%), TV aberta (28%), também foram mencionados nas respostas.

Na TV aberta e fechada, a audiência está concentrada na veiculação de vídeos de humor. No YouTube, existe uma diversidade maior de tipos de conteúdos assistidos e, embora música e humor sejam os mais buscados em 46% do tempo, o restante está dividido em vários outros temas. 

Brandcast  

O evento Brandcast, promovido pelo Google na última quarta-feira (05), celebrou o impacto do YouTube na cultura e na construção da marca. A edição teve grande presença feminina no palco, com a discussão de temas importantes na plataforma, como diversidade e empoderamento. As apresentações foram conduzidas pelas YouTubers Julia Tolezano (JoutJout), Bianca Andrade (Boca Rosa) e Nilce Moretto (Coisa de Nerd).

Alguns dados foram divulgados para reforçar o YouTube como plataforma de mídia. O tempo de visualização na plataforma cresceu 70% no Brasil no ano passado, principalmente no mobile. O YouTube proporciona quatro vezes mais retorno sobre o investimento (ROI) do que outros meios de comunicação. Isso porque o ROI é 5,4 vezes maior do que o da TV aberta, 2,2 vezes maior que o da TV a cabo e 2,3 vezes superior às mídias sociais.

Na ocasião, também foi divulgada a esquisa Influencers, que mostra quais são os principais influenciadores entre os jovens brasileiros – este ano, dois dos três primeiros influenciadores são YouTubers.