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Em períodos de crise econômica como a que o Brasil vive, as empresas precisam mais do que nunca vender seus produtos e serviços. Diante dessa realidade, o inbound marketing é um caminho perfeito para que as companhias vendam mais sem gastar milhões investindo em mídia. A ideia foi defendida pela VP de marketing localization da HubSpot, Nataly Kelly.

Segundo suas palavras, inbound marketing é um movimento para ajudar as companhias a aprenderem a criar conteúdo que os consumidores precisam, em vez de empurrar o que elas querem comunicar. “É uma forma de ouvir os consumidores e atraí-los, criando um verdadeiro magnetismo por meio dos conteúdos certos em blogs, vídeos etc”, disse ela.

Responsável pela expansão internacional da HubSpot, que inventou esse conceito de inbound marketing, Nataly conta que, apesar da presença em 90 países, neste ano a companhia iniciou um processo de internacionalização mais forte, “pois cada mercado é muito diferente do outro. Vamos abrir um escritório em Singapura no próximo mês e vamos aumentar nossa atuação na Ásia no próximo ano. Na América Latina, esse conceito ainda é muito novo, por isso ainda há muita oportunidade na região”, falou ela.

A executiva destaca que os profissionais de marketing que ainda não conhecem o conceito podem aprender mais por meio da certificação da HubSpot, que é gratuita. “Para serem competitivas e manterem os seus clientes, as empresas devem abraçar novos métodos de marketing. Inbound marketing é uma nova forma de marketing perfeita para períodos de crise. Mesmo nos Estados Unidos, muitas companhias estão migrando para o inbound marketing por considerações financeiras”, ressaltou Nataly.

Durante sua apresentação no Inbound 2015, que está sendo realizado pela HubSpot em Boston e reúne mais de 14 mil pessoas, a executiva lembrou que as empresas também precisam ser muito cuidadosas ao criarem conteúdos para outros países e que devem prestar mais atenção na cultura local.