O TG.Net, estudo online da Kantar Ibope Media sobre o comportamento e os hábitos de consumo do internauta, aponta que 64% dos entrevistados que declararam ter acessado a internet nos últimos sete dias acreditam que consultar as opiniões de outras pessoas na web ajuda a tomar decisões sobre compras importantes. Além disso, 73% recorrem à internet para se informar e 71% concordam que ela oferece informações sobre produtos ou marcas que não estão disponíveis em outro lugar.

O levantamento aponta, ainda, que a facilidade das compras online também é um atrativo para 38% dos entrevistados, que consideram a conveniência da internet mais importante que o preço. A internet já é utilizada por 71% das pessoas nas principais regiões metropolitanas.

Para os internautas, além das compras (65%), a internet é importante para o entretenimento (71%) e a comunicação (54%). Entre os usuários de internet no período consultado, as mulheres são maioria ( 53%) e os jovens adultos, entre 25 e 34 anos, são os mais conectados.

A frequência do uso da internet também chama atenção. Entre os internautas que acessaram as mídias sociais no último mês antes de responderem a pesquisa, 43% checaram seus perfis cinco vezes por dia ou mais; 49% afirmaram que se sentem perdidos sem seus smartphones e celulares e 49% baixaram apps no período, especialmente aplicativos de mensagens instantâneas, mídias sociais e internet banking.