O Instituto Ipsos realizou uma pesquisa que mostra a interação dos brasileiros e latinoamericanos com as marcas pelo Facebook. O estudo aponta que o Brasil é o país com maior volume de engajamento com as empresas, já que três a cada cinco brasileiros interagem com marcas no Facebook.  Mexicanos e chilenos são o segundo e terceiro colocados em interações.

Ainda de acordo com a pesquisa, 67% dos brasileiros são influenciados por marcas ou ação de amigos no Facebook. Já 44% dos brasileiros curte uma marca ou empresa na rede social. Outros 41% leem continuamente conteúdos de marcas.

“A pesquisa do Ipsos mostra que as pessoas consomem marcas dentro do Facebook, mas, obviamente, desde que o conteúdo esteja alinhado com os interesses delas”, explica Antonio Barczinski, gerente de pesquisas do Facebook para América Latina.

Ele também destaca quão importante é a segmentação por parte das marcas para que a divulgação dos conteúdos atendam ao público correto. Além disso, é importante se envolver na criação de estratégias para conversão de vendas e branding. “Aqui no Facebook, a nossa aposta está no storytelling, especialmente em vídeo, uma vez que já contamos com mais de 1 bilhão de visualizações deste formato na plataforma diariamente em todo o mundo”, complementa.

Confira o levantamento completo da pesquisa.

Curtir, compartilhar e comentar

O raio-x do comportamento das pessoas na América Latina com o conteúdo do seu negócio

Quem interage com as marcas*

Argentinos – 47%

Brasileiros – 61%

Chilenos – 52%

Colombianos – 48%

Mexicanos – 53%

*Interação significa ler seus conteúdos, olhar suas páginas, interagir com celebridades/figuras públicas, curtir uma marca ou empresa, comentar ou compartilhar seus conteúdos

Quem é influenciado por marcas ou ações de amigos

Argentinos: 56%

Brasileiros: 67%

Chilenos: 68%

Colombianos: 62%

Mexicanos: 56%

O que as pessoas fazem quando veem seu conteúdo

Argentinos

Visita Páginas de marcas – 24%

Lê conteúdo de marcas – 26%

“Curte” uma marca ou empresa- 19%

Comenta ou compartilha – 20%

Brasileiros

Visita Páginas de marcas – 38%

Lê conteúdo de marcas – 36%

“Curte” uma marca ou negócio – 44%

Comenta ou compartilha conteúdo – 38%

Chilenos

Visita Páginas de marcas – 28%

Lê conteúdo de marcas – 30%

“Curte” uma marca ou negócio – 25%

Comenta ou compartilha conteúdo – 24%

Colombianos

Visita Páginas de marcas – 32%

Lê conteúdo de marcas – 32%

“Curte” uma marca ou negócio – 24%

Comenta ou compartilha conteúdo – 22%

Mexicanos

Visita Páginas de marcas – 29%

Lê conteúdo de marcas – 33%

“Curte” uma marca ou negócio – 27%

Comenta ou compartilha conteúdo – 19%

Fonte: “Facebook reach and usage”, Ipsos MediaCT, maio de 2014 (estudo comissionado pelo Facebook). Pesquisa realizada com pessoas de cada país (México – 242, Argentina – 290, Brasil – 328, Chile – 343, Colômbia -272)