Ricardo Sakai

“As empresas que não entenderem as mudanças que estão acontecendo no mundo ficarão para trás. Alguém mais esperto tomará o lugar”. Essa conclusão foi apresentada nesta quarta-feira (23) pelo blogueiro e futurista Robert Scoble, ex-funcionário da Microsoft que acompanha a evolução do Vale do Silício desde 1985.

O californiano veio ao Brasil para participar do evento Inside Tech, organizado pela J. Walter Thompson em São Paulo para promover experiências dos funcionários e parceiros da agência com especialistas em assuntos de internet e tecnologia.

Scoble, que atualmente desenvolve projetos para uma empresa futurista chamada Rackspace, acredita na tecnologia como um meio capaz de reduzir pontos de fricção das pessoas com o mundo e também com as marcas. Ele enumerou cinco ferramentas modernas que contribuem para isso: sensores que identificam os movimentos e facilitam a conexão das pessoas com equipamentos, tecnologias de rede sem fio, dados de localização, mídias sociais e dados em nuvem.

Segundo o norte-americano, novos tipos de inovação estão nascendo o tempo todo. Para Scoble, o caminho que está sendo seguido é o de criar serviços de acordo com o perfil de cada pessoa. Além disso, os consumidores mais dispostos a compartilhar informações pessoais têm mais oportunidades de se favorecer com ações das marcas. Aproveitou ainda para ressaltar que, hoje, empresas como Google e Uber também avaliam e dão notas para seus usuários. “A maioria das pessoas não sabem, mas elas também estão sendo observadas e recebendo notas das empresas. Quando você entra em um carro do Uber, o motorista também está analisando você como consumidor e passará as impressões para a companhia”, diz Scoble.

Interrogado sobre se as pessoas não têm direito de se incomodar em ter seu comportamento vigiado e em muitos casos suas informações pessoais compartilhadas, Scoble disse que as pessoas podem até perder a paciências com as tecnologias, mas que a tendência é que em algum momento acabem cedendo. “Com o tempo as pessoas deixarão de lado seus medos e se juntarão.

Por outro lado, o próprio Scoble lembra que o desenvolvimento de bloqueadores de anúncios como os aplicativos permitidos pelo novo iOS 9 do Iphone mostram que há uma preocupação das empresas em expor os usuários à enxurrada de propagandas. Neste ponto, o especialista deixa uma dica para os publicitários. “É preciso ser mais criativo para alcançar os consumidores”.

Uma das empresas mais inovadoras citada por Scople mais de uma vez no evento é a Nubank, startup que criou um cartão de crédito sem anuidade e tarifas e juros menores que os cobrados pelo mercado. “Se as outras administradoras de cartões de crédito não entenderem isso, vão sumir”, afirma. Somente no Brasil, há uma fila de mais de 70 mil pessoas na fila de espera para receber um cartão da Nubank.