WhatsApp, Facebook e Instagram são os aplicativos mais usados pelos brasileiros. De acordo com uma pesquisa da Conecta, 91% dos internautas tem o app instalado em seu celular, seguido pelo Facebook, presente em 86% dos dispositivos, e Instagram, com 60%. Os resultados estão no ranking do Conectaí Expressa, pesquisa online nacional.
O quarto aplicativo mais usado é o Messenger (59%), usado para conversas entre os contatos do Facebook. O Twitter ocupa a quinta posição, com 28%. Na sequência vem Skype (25%); Snapchat (18%); Pinterest (15%); Telegram (10%) e Tumblr (5%). A pesquisa foi realizada com 2.000 internautas em junho de 2017.
A agilidade do WhatsApp pode ser o segredo do sucesso entre os usuários brasileiros. Thiago Regis, CEO da Pílula Criativa, explica que a certeza de que as pessoas estão visualizando a mensagem que está sendo enviada é responsável pela forte adesão dos usuários. “Temos recebido muitas solicitações de marcas que querem usar esse canal de comunicação com os clientes. É preciso ter cuidado porque ela é mais invasiva que a SMS, logo você precisa entender qual nicho está preparado para ser impactado”.
Oferecer o WhatsApp como um canal de diálogo com os clientes pode ser uma ótima estratégia. Regis afirma que ainda não existe um grande apelo das empresas com a ferramenta que pode, inclusive, substituir o chat de vários sites. “Acredito que vamos caminhar para esse diálogo direto com as pessoas”.
O Facebook, que ocupa a segunda posição, está estagnado segundo o executivo. Isso porque ao acessar a plataforma, é possível fazer ‘de tudo’, e esse pacote de serviços não gera um objetivo específico de acessos. “Acho difícil que o Facebook ultrapasse o WhatsApp, pois ele não tem essa diferenciação. O Instagram, por sua vez, vem crescendo e se solidificou porque seu nicho é foto e vídeo. Existe um objetivo para acessá-lo”.
O Twitter, quinto aplicativo mais usado pelos brasileiros, é uma ‘mina de ouro’ ainda não explorada, exemplifica Regis. “Existe um número não tão grande de usuários, mas os que estão lá são ativos nas redes e consumem o conteúdo intensamente nessa plataforma, sendo muito engajados. Como canal de reclamações, por exemplo, é excelente”.
Em meio a esse cenário competitivo, o Snapchat ocupa a sétima posição e, para Regis, foi engolido pela ferramenta Stories do Instagram. “O aplicativo perdeu a relevância porque, mesmo quando era sucesso entre os usuários, não era 100% otimizado e gerava alguns problemas para ser executado. Com as suas funções reproduzidas não só no Instagram, como no Facebook, perdeu muitos usuários”.