Emoção. Essa é a palavra que pode definir muito bem a pesquisa batizada de ‘Emotionology’, realizada primeira vez no Brasil pela Turner e que foi apresentada na manhã desta terça-feira (13). O estudo, que usou ressonância magnética funcional para mapear as respostas subconscientes do público, analisou as reações das pessoas enquanto assistiam a filmes e comerciais. “Usamos uma técnica inovadora para entrar literalmente na cabeça das pessoas e entender as reações cerebrais frente a diversos tipos de conteúdo”, explica Renata Policicio, diretora de pesquisa de vendas publicitárias para Turner na América Latina.

Para os comerciais especificamente, o estudo mostrou que, para uma marca gerar um vínculo próximo com os clientes, é necessário que deixe uma boa impressão. Por isso, a estratégia não pode ser outra que não seja trabalhar com as emoções. “Os comerciais precisam despertar emoções positivas para serem eficientes”, garante Renata. Outro ponto analisado pelo ‘Emotionology’ foi em relação à ordem dos comerciais. Diferente dos filmes, os comerciais interrompem a programação dos telespectadores e, justamente por isso, o primeiro do break sempre é o mais rejeitado pelo público. “O primeiro sempre desperta uma baixa atenção e pouco envolvimento, no entanto, ele prepara o terreno para que os próximos sejam percebidos”, diz a pesquisadora.