McDonald’s se “prepara” para jogos e resgata sanduíches de campeões

Conceito da marca tem conexão forte com negócio da rede; Neymar Jr. e Anitta protagonizam as campanhas, que convidam o brasileiro a torcer

Foi com uma dupla de peso que o McDonald’s deu o pontapé inicial em suas ações para a Copa do Mundo na Rússia. A marca, que é patrocinadora do mundial desde 1994, escalou o camisa 10 da seleção brasileira, Neymar Jr., e a cantora Anitta para embalar a canção tema da rede de fast food. A ideia foi convidar os consumidores para torcer. A campanha Prepara, criada pela DPZ&T e produzida pela Sentimental Filmes, trouxe uma versão especial da música Show das Poderosas. 

Segundo Roberto Gnypek, vice-presidente de marketing do McDonald’s no Brasil, é muito fácil cair em certos chavões quando se fala em campanhas de Copa do Mundo. “O conceito do Prepara tem uma conexão muito forte com o nosso negócio. O Neymar é muito mais do que um garoto-propaganda da marca, ele é fã do McDonald’s. Se você percorrer as redes sociais dele vai encontrar posts do jogador de dez anos atrás falando que ele adora os lanches da marca. Então, achamos muito coerente trazê-lo. Já a Anitta é uma pessoa que reflete felicidade, engajamento e que vai convocar toda a torcida para a festa. E também não podemos esquecer dos nossos funcionários, pois não há pessoas mais preparadas para receber essa torcida em nossos restaurantes antes e depois dos jogos. Somos uma empresa global, mas com presença local”, afirma.

Divulgação

A campanha abriu caminho para uma série de outras ações como, por exemplo, mais uma edição do projeto Player Escort Program, promoção realizada desde a Copa do Japão e Coreia, em 2002, que selecionou crianças para entrarem de mãos dadas com os jogadores nas partidas. Somente no último mundial foram mais de 1.200 crianças brasileiras.

O filme que ativa a campanha Prepara a emoção é estrelado por Neymar Jr. e seu filho Davi Lucca. Mas, o momento mais aguardado pelos consumidores era o anúncio dos famosos sanduíches da Copa.

Mesmo antes de serem revelados, o público já questionava nas redes sociais os possíveis sabores e países que iriam participar da quinta edição do projeto. O lançamento revelou oito sanduíches com as seleções que já foram campeãs da Copa do Mundo: Brasil, Alemanha, Espanha, Uruguai, Argentina, Inglaterra, Itália e França. A mudança na apresentação do novo cardápio foi a forma escolhida pelo McDonald’s para incluir o McItália, um dos queridinhos do consumidor, depois que o país não se classificou para o mundial.

“Em toda Copa do Mundo os consumidores nos perguntam se os sanduíches do mundial voltarão. E nós não podemos decepcioná-los. Então, eles estão de volta, mas com algumas novidades. A primeira é que repaginamos a comunicação com chefs mais jovens e modernos. A segunda é que, desta vez, não trouxemos sete sanduíches como nas últimas edições e, sim, oito. Colocamos o McBrasil em todos os dias da semana. E a terceira é que pela primeira vez temos uma celebridade como protagonista: o nosso embaixador Neymar Jr.”.

A marca também tem trabalhado as funcionalidades do delivery. Acompanhar a jornada do consumidor é o grande desafio da empresa.

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