A Copa do Mundo na Rússia terá início em alguns dias, mas para a Vivo as estratégias de comunicação e marketing começaram em dezembro de 2017. A marca, patrocinadora da Seleção Brasileira de Futebol desde 2005, lançou o seu primeiro filme intitulado Jogue junto, desenvolvido pelas agências Young & Rubicam e Wunderman, trazendo um olhar diferente sobre o tema, valorizando as pessoas que são craques todos os dias, falando da conexão entre o público e o time brasileiro.

“Esse conceito foi pensado vendo a união do país em torno de algo que fosse mais colaborativo e construtivo. Engajando as pessoas e os craques pela seleção. É um momento em que todas as marcas apresentam campanhas ao mesmo tempo, então pensamos em trazer um olhar mais humano e do ponto de vista das pessoas nesta Copa. Um dos pontos trabalhados é o paralelo entre os craques e as pessoas. Cada craque é uma pessoa em campo e cada um dos brasileiros é um craque na vida”, explica Marina Daineze, diretora de imagem e comunicação da Vivo.

Ainda segundo Marina, mais do que a Copa do compartilhamento, esse será o mundial da relação entre as pessoas. “Através das redes sociais observamos que os craques e os fãs estão ligados de uma forma nunca antes vista. As pessoas acompanham o dia a dia dos jogadores e vemos todo mundo comentando e consumindo seus conteúdos. Então, vamos trabalhar nesse assunto, até porque, o que fazemos é conexão, e disso a gente entende. Durante todo o período de Copa vamos falar da conexão entre as pessoas e a seleção”, reforça.

A Vivo também trouxe os jogadores Gabriel Jesus, atual camisa 9 da seleção, e Paulinho, que veste a camisa 15, para serem os embaixadores nas ativações da marca durante o período em que ocorre o mundial. “Escolhemos os dois porque são jogadores que performam bem e possuem valores parecidos com a marca. Então, foi uma escolha bem pensada. No caso do Gabriel, tem a questão do ‘Alô, mãe’, e nos identificamos muito com essa comemoração, que é a marca registrada dele, já que há essa relação da telefonia e conexão com a mãe. A história nos inspirou a fazer um filme contando a origem dessa homenagem para a mãe dele”, comenta Marina.

Em parceria com o diretor Kondzilla, que possui o terceiro maior canal do YouTube do mundo, e o cantor Kevinho, a Vivo apresentou a música PaPum para animar e engajar a torcida brasileira. Com produção e criação da Conspiração Filmes, o clipe contou com uma megaprodução – a marca construiu um campo de futebol no meio do mar – gravada em uma balsa na cidade de Santos, litoral de São Paulo. “Desde a concepção da letra junto com eles, até a gravação do clipe, foi muito divertido fazer essa ação. A ideia foi unir o futebol com a música, que são os dois maiores territórios de consumo de conteúdo do país, com o funk, que é um gênero muito consumido pelos próprios jogadores”, diz Marina.

Entre as últimas ações realizadas pela operadora, o destaque é para o filme Fúlgidos, que tem cunho educativo para engajar os brasileiros em torno do Hino Nacional. A criação é da Africa.
“Trouxemos essa iniciativa do hino, pois nessa época as pessoas tentam cantá-lo e muitas vezes não sabem o significado de cada palavra. Então, engajamos a nossa rede de parceiros, que conta com cantores, atores e influenciadores digitais para trabalhar com a gente nesse projeto e fazer com que os brasileiros possam aprender e entender melhor cada palavra do hino. É uma honra fazer uma ação como essa que tem um cunho educativo”, fala Marina.

Leia mais
Seleção de anunciantes reforça torcida às vésperas do mundial
Patriotismo e nostalgia embalam estratégia do Guaraná Antarctica