Divulgaçao

O debate Falcão x Falcão, com Adriana e Clarice Falcão, abriu a tarde de apresentações do Festival do Clube de Criação 2016, evento que ao longo de três dias reúne convidados para uma extensa programação sobre a criatividade no Brasil e no mundo. Mãe e filha encheram o auditório Facebook da Cinemateca Brasileira, em São Paulo, e falaram sobre sua trajetória nas artes e na publicidade.

Atualmente roteirista da TV Globo, Adriana lembrou do início da carreira, quando cursou arquitetura e por acaso começou a estagiar em uma agência de publicidade em Recife, começando assim sua trajetória em criação. Já Clarisse, que é escritora, cantora e atriz, participou de alguns momentos da carreira da mãe e também do pai, João Falcão, quando descobriu a paixão pelas artes.

“Eu não vejo um cenário em que eu não me apaixonasse por fazer arte. Eu comecei me metendo nas coisas da minha mãe. Ela dava curso de roteiro e eu pedia para fazer de graça, enfim. Quando minha mãe fazia ‘A Grande Família’ eu testava fazendo cenas para ela. Ela via e me dizia que estava péssima e me contava o motivo. Eu refazia e mandava de novo e ela dizia ‘agora só está ruim’. E foi assim que eu aprendi a fazer. Eventualmente eu deixei de ser ruim”, lembra a atriz, que depois começou a fazer seus próprios trabalhos, incluindo novelas, vídeos para o YouTube, discos e o Porta dos Fundos, entre outros.

 Abertura

 

Divulgação

Mais cedo, no mesmo auditório, o VP do Clube de Criação, Fernando Nobre, ao lado do PR da associação, Chico Canindé, fez a abertura do evento – eles estavam representando Fernando Campos, presidente do Clube, que não pode participar por motivos particulares.

Nobre leu a mensagem de Campos, que dizia: “poucas coisas me tirariam o prazer e o orgulho de estar aí, abrindo mais uma vez nosso Festival. Uma emergência médica na família sem dúvida é uma delas. Fico triste por não estar presente, mas feliz de me sentir seguro quanto ao sucesso crescente desse evento. Segurança que se multiplica quando temos na liderança meu amigo, parceiro e xará, que faz jus ao sobrenome, e que lê aqui essas boas vindas a todos. Como já venho dizendo há alguns anos nessa abertura: participem, debatam, ensinem, aprendam, e sobretudo divirtam-se. Esse é o nosso festival”.

Nobre ressaltou ainda a curadoria do evento, que foi conduzida pela jornalista Laís Prado. Para o publicitário, ela conseguiu “tirar leite de pedra” neste ano de crise econômica e garantir que o evento fosse realizado.

Anuário

Ainda neste sábado (20) será lançado o 40º Anuário do Clube de Criação, com capa toda confeccionada em ouro. As fotos do ensaio foram produzidas utilizando 20 quilos de pó de ouro. A edição foi assinada pelo diretor de criação da Neogama, Márcio Ribas. O Anuário reúne as peças de maior destaque da publicidade veiculadas no último ano.