Alê Oliveira

Logo que entrou para  a AlmapBBDO, Rynaldo Gondim, hoje diretor de Criação de Grupo de Contas da agência, conta que foi convidado por Marcello Serpa a participar da criação de uma campanha de Havainas. E não parou mais – com sucesso, já que a comunicação das sandálias hoje é referência quando se fala em criatividade.

Na tarde deste sábado (12), o criativo participou do Festival do Clube de Criação 2016, na palestra “Enquanto procuram o novo, o bom anda sumido”, defendendo o tema. 

“Comunicação é uma coisa muito simples: uma pessoa falando com outra. E a gente tenta complicar muito. Acho que existem razões para essa crise de identidade que a gente está passando”, disse.

Para Gondim, essa “crise” da área de criatividade tem raiz na intenção da comunicação. “Em algum momento as agências começaram a se preocupar mais com o que os clientes queriam ouvir do que o que elas tinham mesmo que falar”,  pontuou, ao mesmo tempo que criticou a forma como a tecnologia vem sendo usada para comunicar. “Se a tecnologia ajuda, muitas vezes também atrapalha. Está na hora de o anunciante falar o que ele quer dizer e não o que o cliente quer ouvir. Ao falar na internet, tem gente que vai amar e tem gente que vai odiar”, acrescentou.

O executivo defende ainda a importância da mensagem, e não tanto dos recursos tecnológicos. Para ele, é preciso ter cuidado com os conflitos na comunicação.

“Assim como as agências estão tentanto fazer discurso para os clientes, os anunciantes estão tentando fazer para o consumidor. E muitas vezes os discursos são conflitantes”, explicou