Capa da edição de julhoA revista Forbes comemora três anos de publicação no Brasil diversificando o negócio. A edição comemorativa chega às bancas na terceira semana de agosto, mas a revista não é mais a única fonte de receita da marca. Paralelamente, a publicação voltada a um público qualificado de empresários já se fortalece na área de eventos, criada há cerca de um ano. A plataforma chega a se igualar em receita com a publicidade em alguns meses. “Nosso diferencial são os eventos sob medida. Criamos tudo. Desde o conceito até a produção. Cuidamos inclusive da lista de convidados”, diz a diretora comercial e de marketing da publicação, Cristina Toledo Falcão.

O conteúdo é o destaque dos produtos oferecidos pela publicação. “A gente tem ficado mais perto dos empresários e isso reverbera para o título. Nunca deixamos de lado o conteúdo, que é nosso DNA. Algo só para relacionamento não funcionaria”, fala Cristina. De acordo com a executiva, a diversidade de canais tem sido positiva para a empresa. “Só a revista não vai te dar uma musculatura suficiente para a empresa. Lá fora, além de eventos e da revista, a Forbes tem rádio e TV”, afirma.

A Forbes também oferece eventos personalizados, com patrocínios de empresas. “Em breve, vamos fazer um evento de uma empresa que comemora cem anos de Brasil”, exemplifica.

No mês de aniversário, acontece o prêmio Os Melhores do Varejo, um dos eventos proprietários da publicação. A lista dos finalistas sai na edição de julho da revista e a cerimônia de entrega é no dia 24, no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo. “A cobertura do prêmio, nós publicamos na edição de setembro”, conta.

Entre os destaques da edição de aniversário, que será entregue para os convidados do prêmio durante a cerimônia, está a lista de bilionários brasileiros. A executiva não abre quais nomes estarão na lista deste ano. “Embora o cenário da economia não seja dos melhores, a lista de bilionários não caiu neste ano. Os brasileiros vêm se mantendo no mesmo patamar”, fala.

A edição de aniversário é dupla. São lançadas simultaneamente a Forbes e a Forbes Life, que tem duas edições anuais. “Optamos por fazer a edição dupla, mesmo abrindo mão da receita, para garantir a circulação auditada pelo IVC (Instituto Verificador de Comunicação)”, explica Cristina. A outra edição da Forbes Life é publicada em novembro. A tiragem é de 50 mil exemplares.

Para garantir sucesso comercial, a publicação tem apostado em formatos diferenciais, como o brand voice. “É um publieditorial com uma roupagem mais elegante. Um de nossos jornalistas recebe o material do anunciante e transforma para a linguagem da revista, acrescentando uma chamada que dê vontade de ler”, elucida a executiva.