Melão: número de participantes poderia ser ainda maiorO Relatório Social Transparência e Protagonismo 2014, divulgado pela Agert (Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão), registrou recorde de mídia doada e também aumentou o número de emissoras participantes. Segundo dados da entidade, foram R$ 74 milhões investidos por 233 empresas radiodifusoras do Rio Grande do Sul para divulgar ações de responsabilidade social, como na divulgação de campanhas do agasalho, de remédios, de alimentos, doação de sangue e ajuda para necessidades das comunidades, entre outras.

Segundo o presidente da Agert, Roberto “Melão” Cervo, mesmo com o crescimento de 16,32% em comparação ao relatório de 2013, o número poderia ser ainda maior. “Insistimos com nossos associados para que participem do relatório. Temos 351 associados e 233 participaram. Este número poderia ser bem superior e deve crescer nos próximos anos”, comenta Melão. “Crescemos, mas não o que a gente gostaria. Além disso, a mídia doada é bem superior. Ainda tem muitos minutos doados que não estão contabilizados em muitas rádios de AM e FM no Rio Grande do Sul. Para entrar na contagem, as rádios precisam mandar um relatório oficial para Agert”, conta.

Para o presidente da Agert, a população reconhece o trabalho das emissoras de rádio e de TV que têm um compromisso que vai além da divulgação de informação. “O papel das emissoras  transparece na prestação de serviços e na atuação junto às populações, transformando o meio em que atuamos”, disse.

O Relatório Social, que está em sua 11ª edição, foi instituído pioneiramente em 2004 para que os veículos da radiodifusão aprofundassem os vínculos com as suas comunidades.

A ação procura dar mais transparência e visibilidade à contribuição que as emissoras realizam, por meio de diversas formas de apoio a projetos de interesse público. “A divulgação do Relatório Social é dar publicidade àquilo que a radiodifusão gaúcha faz gratuitamente”, comenta o executivo.

As emissoras gaúchas estão, cada vez mais, abrindo espaços para ações de responsabilidade social. Um exemplo recente foi a ação realizada por uma rádio que levou donativos para serem entregues a famílias atingidas pelas enchentes que aconteceram na

região Noroeste do Rio Grande do Sul. “Isso mostra a importância do papel mobilizador que os veículos de comunicação têm. A emissora que participa ativamente das necessidades de sua comunidade afirma o papel social do meio”, disse a coordenadora do projeto, Myrna Proença.