A TV Globo publicou o BIP (Boletim de Informações para Publicitários) com a esperada notícia para o mercado sobre as mudanças no sistema de geração e expressiva redução de custos para os anunciantes. A partir de 9 de maio de 2016, a TV Globo adotará a entrega do formato digital dos materiais comercializados em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Recife e Globo Sul.

O comercial será recebido em arquivo, por meio dos parceiros homologados pela TV Globo: Adstream, Adtoox, A+V Zarpa e Casa Vaticano. Esses fornecedores fizeram as adequações técnicas necessárias para atender às demandas do mercado publicitário na entrega dos materiais. A emissora esclarece que, neste momento, o modelo não será aplicado para os clientes locais das emissoras afiliadas, que terão um cronograma de implantação. Portanto, nessas localidades, o material físico continua sendo recebido em XDCAM.

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O boletim ressalta que o novo sistema aperfeiçoa o fluxo de trabalho, garantindo mais agilidade ao processo de entrega e a redução de custos com a eliminação do serviço de portadores para a entrega dos discos físicos. Outra vantagem importante é a segurança no gerenciamento dos arquivos comerciais, cujo armazenamento passa a ser feito em nuvem.

Formato 16:9 Letterbox

Outra alteração importante divulgado pelo BIP é a adoção, a partir de 6 de março, do formato 16:9 Letterbox nas transmissões analógicas. Todo o conteúdo da região 16:9 produzido em HD será exibido na transmissão analógica. A padronização da exibição no formato 16:9 Letterbox facilitará a inserção de mensagens relacionadas ao switch-off do sinal analógico.